Topo

Blog do Mauro Beting

É o que temos: Dunga convoca para Uruguai e Paraguai

Mauro Beting

03/03/2016 13h23

0000 wikipedia

Diego Alves voltou. É o melhor goleiro brasileiro

 

Quanto mais Dunga repetir o elenco e, por tabela, o time, melhor. O Brasil não tem conjunto hoje formado e temível. Para chegar a esse estágio, se chegar, é preciso usar o que temos – e o que a China não levou, o maior problema dos times brasileiros, e, desde janeiro, também do treinador da Seleção.

Não houve desde a última convocação em novembro (empate por 1 a 1 com a Argentina e vitória por 3 a 0 contra o Peru) nenhum jogador que tenha se destacado demais. E nem caído de produção.

O problema para Dunga, agora, é rearmar um time que estava embalado, entrosado e entusiasmado pelo grande fase do Corinthians em 2015. Elias (lesionado agora) e Renato Augusto (loooooonge lá na China) podem perder tudo que conquistaram em 2015.

GOLEIROS – Diego Alves voltou, e no ótimo nível dele. Dunga sempre gostou, e merece retornar. Alisson e Marcelo Grohe são os outros bons nomes. Como seria Jefferson, que falhou uma vez, e paga mais do que deveria por ele. Cássio não tem atuado tão bem, e são apenas três goleiros.

LATERAIS-DIREITOS – Daniel Alves e Danilo (apesar da fase ruim). Tem outros?

LATERAIS-ESQUERDOS – Marcelo não está por lesão. Filipe Luís e Alex Sandro (que mereceu voltar). Tem outros?

ZAGUEIROS – Ainda daria um descanso a Thiago Silva – que promete ser longo com Dunga. Miranda, David Luiz e Marquinhos eu levaria. Gil eu discuto, mas compreendo pelo que fez quando chamado. Gabriel Paulista caiu de produção. Jemerson já merecia uma oportunidade.

VOLANTES – Luiz Gustavo e Fernandinho. Pensaria em Wallace, se não estivesse lesionado o gremista. Como também gosto de Otávio, do Atlético Paranaense. Allan tem atuado muito bem no Napoli. Mas não para agora. Nenhum deles eu convocaria. Mais um nome de marcação (e bom passe) como Rafael Carioca seria uma boa ideia. Como Dunga já adotou o 4-1-4-1 parecido com o de Tite no Timão, Renato Augusto merece permanecer. Elias fará falta.

MEIAS ABERTOS PELA DIREITA – William. Lucas Moura poderia entrar, mas sobra pela excesso de contingente.

MEIAS CENTRAIS – Oscar, Lucas Lima. Kaká será importante pela experiência. Como também seria tecnicamente Jadson.

MEIAS ABERTOS PELA ESQUERDA – Douglas Costa titular e P.Coutinho. Ponto. Ótimo que Dunga tenha relevado as questões que tinham com Coutinho.

ATACANTES – Neymar como referência de ataque. Hulk. Ricardo Oliveira. Mas penso cada vez mais em Jonas.

NO FRIGIR DAS BOLAS:

Pelas lesões e carências, fico com os mesmos nomes de Dunga. Algo raro em 25 anos de jornalismo esportivo eu concordar com todos os chamados. Mas é o que temos.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting