Topo

Blog do Mauro Beting

Não temos volantes. Para o bem e para o Ricardo Teixeira 

Mauro Beting

04/03/2016 12h50

Brasil sem volantes. Desgovernado?

 

A boa notícia. Dunga só tem dois volantes-volantes na nova lista da seleção. Luiz Gustavo e Fernandinho.

 

A má notícia. As grandes equipes não têm mais volantes-volantes.

 

Não temos um Busquets, só para citar um que vale por dois. Ou mesmo um Mascherano, eficiente como zagueiro ou volante.

 

Luiz Gustavo e Fernandinho, embora tenham ficado como todos os brasileiros prostrados no 7 a 1, não são maus. Longe disso. São bons.

 

Mas não temos outros bons nomes prontos para a posição. Creio em Wallace do Grêmio. Otávio do Furacão. Rafael Carioca do Galo. Thiago Maia, quem sabe, do Santos. Bons projetos por ora.

 

Só que um Kroos. Modric. Pogba. Verrati…

 

Nem Elias. Muito menos Renato Augusto. Por melhor que sejam, e são bons mesmo, não são esses caras. E, hoje, são a solução da meiuca da seleção.

 

Não é só responsabilidade de Dunga.

 

É o que temos. Geração de volantes que só marcam – quando marcam. Armadores que só armam – quando armam.

 

Um que seja todocampista, que marque como volante, arme como meia, ataque como homem de frente?

 

Tinha Paulinho. Parou em 2013.

 

Tinha muito mais no Brasil. Paramos não sei quando.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting