Topo

Blog do Mauro Beting

You'll Never Walk Alone, torcedor 

Mauro Beting

14/03/2016 10h29

 

You'll Never Walk Alone

 

Pouco depois de escrever um texto apoiando o direito do cidadão protestar como quiser sem golpear a instituição que se esmurra sozinha, e ainda ter de ler que "sou do mal" por não apoiar Jair Bolsonaro, o mais barulhento e lotado estádio do mundo se silenciou. O ótimo time do Borussia Dortmund vencia o acertado Mainz por 1 a 0.

O retumbante silêncio se devia à notícia informada pelo sistema de som do Signal Iduna Park, com seus 81.359 lugares todos vendidos pela décima vez na temporada. Um torcedor da Muralha Amarela havia sofrido um infarto durante o jogo que não estava tão difícil assim. Morreu torcendo pelo seu BVB. Não se sabe ainda se ele tinha alguma condição cardíaca. O que se sabe é que o coração dele só poderia parar naquele estádio ao lado de 81.358 irmãos de alma amarela.

O silêncio ensurdecedor só foi quebrado com o gol de Kagawa. O segundo do time do coração do torcedor que havia partido. Mas ainda assim foi uma celebração contida.

Só não deu para conter na cabine do Fox Sports ao lado do narrador Éder Reis quando, aos 42 minutos, como num réquiem, o torcedor do Dortmund entoou o hino não-oficial de 11 em casa 10 clubes europeus: YOU'LL NEVER WALK ALONE. Num andamento mais lento. E apenas o refrão. Tema do BVB. E também do Mainz.

VEJA: O canto do torcedor do Dortmund com a bola rolando e ao final da partida

Fim de jogo, atletas do clube e também do Mainz se voltaram à Muralha Amarela. Abraçados, ouviram emocionados outra rendição da canção como um toque final. Não fúnebre. Apenas saudade.

Outra versão mais lenta, mais pungente ainda.

Não sei o nome do torcedor. Mas sei que hoje, lá no céu, tem muita gente com inveja dele.

Quando for a hora, que seja assim. Quando deixar o mundo, que a partida seja um jogo do seu clube do coração que não o traiu. Apenas o homenageou como cada torcedor do Dortmund.

Bill Shankly tinha razão. O futebol é muito mais que isso.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting