Topo

Blog do Mauro Beting

Colômbia 3 x 1 Equador

Mauro Beting

29/03/2016 23h46

Bacca comemora um dos gols, com Cuadrado ao fundo. (Créditos: AP)

ESCREVE DANIEL BARUD

No clássico sul-americano entre colombianos e equatorianos, em Barranchilla, melhor para os donos da casa, que emplacaram a segunda seguida e tiraram a invencibilidade dos equatorianos, que podem perder a liderança das Eliminatórias. Na próxima rodada os colombianos enfrentarão os venezuelanos, em casa.

O jogo começou equilibrado. Com a Colômbia dominando o meio-campo, com mais posse de bola, construindo bem as jogadas, principalmente pelos pés de James Rodriguez, que vinha do lado esquerdo para o centro para organizar as jogadas como ponta de lança, abrindo espaços para Cardona infiltrar pelo flanco direito. O Equador começou organizado, no 4-4-2 em linhas como Ener Valencia e Mena na dupla de ataque.

Eliminatórias-18 Colômbia x Equador_1T

 

A equipe de Gustavo Quinteros apostava nas jogadas longas, lançando muitas bolas longas e que eram facilmente rebatidas pelos colombianos. Faltava mais controle no meio-campo para os equatorianos.

Pekermann lançou Los Cafeteros no 4-2-3-1, com James, Cardona e Cuadrado na linha de três, atrás de Bacca, que se movimentava bastante, buscava o jogo, recuando para fazer o pivô. A dupla de zaga equatoriana (Erazo e Achilier) era lenta e deixava espaços.

James aproveitava os espaços deixados pelos volantes equatorianos (Noboa e Quiñonez), armando e centralizado as jogadas ofensivas colombianas. Com 10'min, Bacca abriu o placar, após belo passe do meia do Real Madrid. O atacante do Milan, dominou, fez o giro e bateu bonito. Colômbia 1 a 0.

As principais jogadas ofensivas equatorianas eram pelos flancos com Jeferson Monteiro e Luis Valencia, em jogadas individuais e acionando Ener Valencia no comando de ataque.

O Equador parecia que viria melhor para a segunda etapa, mas logo na primeira jogada, Diaz cobrou lateral para Cardona pelo flanco esquerdo, que cruzou para Pérez que chegou livre e, meio de voleio, ampliou o marcador. 2 a 0.

Com o placar adverso, só restou ao Equador se lançar ao ataque. Entretanto, pecava nas bolas alçadas. E nos passes errados.

Na saída de bola equatoriana errada, James tocou para Cuadrado infiltrando na diagonal, entrando na área, tocou para área e achou Bacca, artilheiro da partida. 2º do colombianao. 3 a 0 para Los Cafeteros.

Comoração da equipe colombiana com dancinha em Barranchilla (Créditos: AP)

O Equador pouco incomodava, parando no bom sistema defensivo de Pekerman. Aos 30'min, James sofreu falta dura de Ener Valencia, que levou amarelo. Daí em diante, foi muitas faltas pelo lado equatoriano e controle da partida (já definida), pelo lado colombiano.

Gustavo Quinteros e José Pekermann mexeram em suas equipes. O comandante equatoriano trocou Noboa, Mena e Jeferson Montero, que não estavam bem e colocou gente nova: Michael Arroyo, Gaibor e Jayme Ayoví. A equipe ate tentou criar, mas esbarrou no compacto e fechado esquema de Pekerman. Ainda descontaram com Michael Arroyo em bonita cobrança de falta. 3 a 1.

Pekerman também trocou. Cuellar, meio-campo do Fla, Adrián Ramos, atacante jovem do Borussia e Marlos Moreno, entraram na equipe colombiana. Cuadrado, Sebastian Pérez e Bacca saíram.

O Equador perdeu a primeira nas eliminatórias, sem Miller Bolaños, atacante do Gremio e Felipe Caicedo, artilheiro da seleção nas eliminatórias, mas mantém no G4 e terá o Brasil pela frente em Setembro, depois da Copa América.

Eliminatórias-18 Colômbia x Equador_2T

 

ESCREVEU DANIEL BARUD

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting