Topo

Blog do Mauro Beting

Bernardinho convoca para Liga Mundial e Olimpíadas

Mauro Beting

12/04/2016 14h29

Bernardinho e o auxiliar Rubinho na coletiva na manhã desta terça. (Foto: Danielle Rocha)

ESCREVE DANIEL BARUD

Com o término da Superliga, o comandante da seleção brasileira convocou os atletas para a Liga Mundial e para as Olimpíadas em agosto. Veja abaixo os 18 convocados:

Levantadores
Bruninho (Modena- ITA), Rapha (Taubaté) e William Arjona (Cruzeiro)

Centrais
Lucão (Modena – ITA), Isac (Cruzeiro), Eder (Cruzeiro), Mauricio Souza (Campinas) e Sidão (Sesi-SP)

Ponteiros
Lucarelli (Taubaté), Murilo (Sesi-SP), Lipe (Taubaté), Lucas Lóh (Campinas) e Douglas Souza (Sesi-SP)

Opostos
Wallace (Cruzeiro), Wallace Martins (Campinas) e Evandro (Suntory Sunbirds – JAP)

Líberos
Serginho (Sesi-SP) e Tiago Brendle (Campinas)

Nos levantadores, não mudaria nada. Willian do Cruzeiro fez mais uma brilhante temporada no campeão de tudo, Cruzeiro. Bruninho é o titular. Rapha do Taubaté fez boa temporada e vai brigar com o Mago do Cruzeiro pela segunda vaga nos Jogos Olímpicos.

Na posição dos centrais, convocou os melhores. Isac e Eder, dupla titular do campeão mundial e da Superliga, Cruzeiro. Sidão está de volta, após cirurgia no ombro. Lucão e Isac deverá ser a dupla titular. Mauricio Souza fez boa temporada no Campinas.

Wallace Martins é a grande novidade e, acredito que possa disputar posição com Evandro, já que Wallace do Cruzeiro é titular como oposto.

Serginho aos 40 anos foi convocado e ajudará e MUITO a seleção. Questiono a não convocação do libero campeão da Superliga, Serginho, em vez de Tiago Brendle, que fez temporada regular no vice-campeão Campinas.

Outro ponto a se questionar são os ponteiros. Principalmente a não convocação de Filipe do Cruzeiro. Lucarelli, Murilo, Lucas Lóh e Douglas Souza foram boas convocações. Murilo e Lucarelli deverão ser os titulares. Os jovens Lucas Lóh e Douglas Souza, que mandaram bem na temporada pelos seus times, ganharam experiência para o futuro na seleção.

O oposto Leandro Vissotto, os pontas Dante e Maurício Borges que estão jogando fora do Brasil, estão sendo observados. Dia 5 de maio é o prazo para a lista final da Liga Mundial, que pode chegar a 16 nomes. Para as Olimpíadas, a lista final será de 12 atletas.

Na primeira semana da Liga Mundial, o Brasil enfrentará o Irã, Argentina e Estados Unidos. Na segunda semana , os adversários serão a Sérvia, o mesmo Irã e a Bulgária. Na terceira e última semana, a tradicional Polônia, a Bélgica e a enjoada França. A fase final será em Cracóvia, na Polônia. Vale lembrar que o Brasil é o maior campeão com 9 medalhas, mas na edição do ano passado ficou em 5º. A estréia será dia 16 de junho, diante dos iranianos, no Maracanãzinho.

A preparação começa no dia 18 de abril, em Saquarema. Durante a preparação, a seleção disputará amistosos contra Eslovênia, atual vice-campeã europeia nos dias 21 e 23 de maio, em Montes Claros. Outros dois amistosos estão marcados para 2 e 4 junho contra a Argentina, em Buenos Aires.

ESCREVEU DANIEL BARUD

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting