Topo

Blog do Mauro Beting

Fluminense 0 x 1 Vasco

Mauro Beting

18/04/2016 13h11

ESCREVE DANIEL BARUD

 

Panorama da etapa inicial. (TacticalPad)

Panorama da etapa inicial. (TacticalPad)

No clássico dos invictos em Manaus, Flu e Vasco duelaram pela última rodada da fase classificatória do Carioca, valendo a Taça Guanabara e a vantagem do empate nas semifinal. Melhor para os cruzmaltinos que enfrentarão o Flamengo com a vantagem do empate. Já o Flu enfrentará o terceiro colocado, Botafogo e também avançará em caso de empate.

O jogo começou intenso, aberto. Com muita velocidade e muitas oportunidades de gols criadas antes da parada técnica. Com direito a cartão amarelo com 45 segundos para Marcelo Mattos, gol mal anulado de Renato Chaves para o Flu, bola na trave pelo lado cruzmaltino e defesas de Cavalieri. O jogo era movimentado na Arena da Amazônia.

Vasco no 4-4-2 losango com Marcelo Mattos ficando mais próximo da zaga sendo auxiliado por Julio dos Santos pela direita e Andrezinho pela esquerda. Nenê era o meia mais avançado. No ataque, Riascos era a presença na área e Jorge Henrique se movimentava pelo flanco esquerdo. Sem a bola, a equipe de São Januario formava duas linhas de 4 com Nenê e Riascos na frente. Andrezinho fechando o lado esquerdo junto com Jorge Henrique. Julio dos Santos ocupava o lado direito. Marcelo Mattos ajudava nas proximidades da defesa.

O ritmo diminuiu, a marcação aumentou e os espaços diminuíram após a conversa dos técnicos no tempo técnico. O calor estava forte, o jogo era disputado com o fuso horário de Manaus, uma hora a menos ao de Brasilia.

Ambas as equipes tentavam criar, buscavam o gol. O Flu era mais reativo, esperava o Vasco que tentava propor o jogo. Apostando suas fichas na velocidade de Oswaldo e Marcos Junior. Fred na área era acionado pelos laterais Wellington Silva e Giovanni e Gérson pelo meio. Levir poupou alguns titulares para a final de quarta em Juiz de Fora, como Gum e Pierre, pendurados, ficaram no RJ, junto com Scarpa, Cícero e Jhonatan, desgastados. Por isso, Levir levou a campo o Flu no 4-4-2/4-2-3-1 com Gérson mais centralizado.

O segundo tempo começou com o Vasco mais em cima, apertando mais a saída de bola, na intermediaria de ataque. Riascos perdeu chance claríssima, tentou driblar a zaga do Flu, dentro da grande área, fintou o goleiro Cavalieri, mas perdeu o tempo da bola e se enrolou. Jorginho colocou Eder Luis e tirou Julio dos Santos. Levir também mexeu. Tirou Fred e Marcos Junior, colocando Magno Alves e Higor Leite, respectivamente.

Éder Luis era o motorzinho da equipe da Colina. Riascos dominou na entrada da área, após passe do substituto de Julio dos Santos e chutou fraco, porém cirúrgico e a bola morreu no fundo das redes de Diego Cavalieri. Vasco 1 a 0.

Riascos comemora o gol da vitória. (Créditos: Carlos Gregório Jr – Vasco.com.br)

Os 32.061 presentes (28.191 pagantes) na Arena Amazônia ainda viram Marcelo Mattos e Edson serem expulsos, o Flu tentar o empate, mas Martin Silva salvar a equipe de São Januário algumas vezes que manteve a invencibilidade (21 jogos) que dura desde o dia 1º de Novembro, coincidentemente, no clássico contra o Flu na rodada 33 do BR-15. No fim, Vasco campeão da Taça Guanabara.

Nenê levanta a Taça da Guanabara (Crédito: Carlos Gregório Jr – Vasco.com.br)

Jorginho faz grande trabalho no Vasco. Conseguiu uma excelente arrancada no final do BR-15, quase salvando a equipe do rebaixamento, foi mantido e mesmo sem fazer grandes partidas, o time tem mantido boa organização na fase defensiva e sendo eficiente no ataque. É claro, que o Carioca não é parâmetro para comparar com uma enjoada e longa Série B com viagens desgastantes, jogos e adversários complicados. Riascos vem sendo decisivo nesta temporada nos clássicos: já marcou nos dois clássicos da segunda fase diante do Flamengo em Brasília e ontem em Manaus. O colombiano parece que desandou a marcar!

Fred e Levir se reconciliaram, como deveria, durante semana e quem ganhou foi o Flu e sua torcida. A invencibilidade tricolor acabou quando deveria, ainda na fase de classificação, antes da final da Primeira Liga e das semifinais do Carioca.

ESCREVEU DANIEL BARUD 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting