Topo

Blog do Mauro Beting

Bayern 51% X 49% Atlético de Madrid

Mauro Beting

03/05/2016 09h17

PAUTA DO CHEFE: Por que será legal para o futebol se der Bayern? Por que será legal se der Atlético de Madrid?

A derrota do Brasil em 1982, muito mais que a vitória da ótima Itália (que só ganhou os quatro jogos decisivos da Copa  entre outubro de 1981 e novembro de 1983) entrevou e estragou a bola planetária na praga pragmática que se arrastou e arrasou gramados até 1994.
O embate entre a bola bem pensada e jogada e treinada de Guardiola e a equipe bem pensada e prensada e treinada de Simoene não é dessa natureza.

O Bayern joga como Guardiola também por ter jogadores que possam jogar bem, bonito e caro. O Atlético tem alguns jogadores desse estilo e estirpe. Mas é outra escola. Se não admirável, respeitável.

Pep e seus times fazem bem ao esporte também pelo espetáculo. Querem jogar bem. Sabem jogar bonito – o que não é fazer bolinha, dar caneta, firulas onanísticas. E gostaria mesmo de ver outros treinadores, ou mesmo Guardiola, trabalhando assim com menos qualidade técnica.

Cholo Simeone não joga chulo. Embora, colo volante, ele batia além da conta. Ele, como a armada colchonera, sabe jogar. Melhor chamar Saul se você quiser discutir e lembrar o golaço da ida. Os times dele marcam. Com a bola são rápidos. Objetivos. Letais. E também jogam, além de não deixar jogar.

Mal comparando, como o Leicester de Ranieri. Quanto menos tocar na bola, melhor. Mas para ser assim tão contundente e objetivo, além de tudo, precisa de técnica. Agilidade. Raciocínio. Não é só dar o bote, um bico, e bola na rede. Tem todo um preparo. Menos filigrana. Firula zero. Mas também é futebol. Respeitável até a medula.

Pro meu gosto, torço quase sempre pela banda de Guardiola. Mas uma saladinha de Simeone, se não é boa para o gosto, se pode ser só pro gasto, também ajuda a nos lembrar que o campo é vasto demais para uma só culinária.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting