Topo

Blog do Mauro Beting

Armou o barraco e foi torcer

Mauro Beting

16/05/2016 06h18

 

victor morelli acquafredda mario palmeiras

Mario é o do meio, vestido de Libertadores de 1999, ao lado de Victor, do lado direito da foto, e de Vinicius Ferrazini

 

– As traves são tão pequenas pela televisão… Aqui no estádio é tão grande!

 

Mario nunca tinha estado no Allianz Parque. E em campo algum. Quase tanto quanto ele gritou "Palmeiras" como faz a vida toda desde Ilhéus, quase tanto quanto berrou "gol" nos quatro que poderiam ser mais na estreia no Brasileiro de 2016 contra o Atlético campeão paranaense, Mario repetia a Victor Morelli Acquafreda:

 

– Realizei um sonho. Realizei um sonho!

 

Mario é Palmeiras como tantos. Mas poucos podem dizer que moram, se protegem, vivem e vestem o Palmeiras. Ele dorme as noites paulistanas abaixo de um viaduto na Radial Leste. Saiu de casa há tempos para ficar perto do trabalho, morando no barraco. A empresa de limpeza faliu. Sem emprego, sem como voltar a ter uma casinha, decorou o que ainda tem com bandeira, camisa, flâmula, faixa, o que tiver de verde e branco. O que puder de Palmeiras.

 

O barraco armado virou famoso nas redes sociais. Não tem palmeirense que não passe por lá e não se sensibilize. Morador da Mooca, a três quarteirões do barraco, Victor, 37 anos, todo dia sente ali que o amor é verde. Quando o filho dele disse que não poderia ir na estreia contra o Atlético, Victor foi procurar o palmeirense do barraco. Quando chegou havia vários amigos de Mario. Ele se apresentou e o convidou a ter um programa inédito naquela tarde de sábado.

– É o sonho dele!!!

Os amigos dele responderam pelo baiano palmeirense. Ele topou na hora. 14h30. Mas ficou meio assim. Dois torcedores haviam combinado com ele outras vezes e não apareceram. Mas Deus dá o frio conforme o cobertor. Já disse o Joca para o amigo Mato Grosso da "Saudosa Maloca" de Adoniran Barbosa.

 

barraco mario

Barraco do Mario, debaixo de viaduto na Radial Leste

14h30! Vestido com a camisa comemorativa do Palmeiras da Libertadores de 1999, Mario fez o passeio dos sonhos quando entrou no carro de Victor. E aquela cara que você também fez na primeira vez em campo. E mais ainda quando esse é a nova casa palmeirense. E ainda mais para o Mario que só tem um comprovante de endereço: Rua Palestra Italia, 1840.

 

Mario virou criança. E viu tudo ficar maior. Para quem sabe dos apertos do bolso e do tamanho dos becos e bocas que ele enfrenta, ali era o Universo.

 

As traves agora com redes brancas e verdes eram maiores do que ele imaginava. Por tudo também que o palmeirense sofreu neste século, normal pensar isso. Teve jogo e campeonato que o nosso gol parecia um latifúndio e a meta rival, um gol-caixote. Lá da casinha de caixas e pedaços de madeira do Mario, as metas pareciam mesmo menores. Aquelas bolas não entravam nas redes alheias. Agora, parece outra história. Ou a de sempre do Palmeiras. Quatro gols na estreia. Um futebol do tamanho do clube. Uma meta grande como os objetivos palmeirenses.

 

Mario como criança celebrando os gols. Victor comentando com Mario que ele era pé-quente, trouxera sorte ao time, em grande atuação para um primeiro jogo. E Mario abraçando o novo amigo e quem estivesse perto como se fosse a primeira vez. E era.

 

Quando voltou para debaixo do viaduto na noite fria de maio, realizado pelo sonho alviverde, disse a Victor que ele enfim já teria a resposta aos motoristas de ônibus que todo dia passam na frente do barraco e mexem com ele por causa da paixão que o veste, agasalha, conforta e o faz sobreviver sob o teto verde:

 

– Foi 4 a 0, fora o show! E eu estava lá!

 

O palco da paixão palmeirense também foi dele. Exatamente um século e um dia depois da estreia do Palestra no primeiro Paulista que disputou (empate por 1 a 1 com o Mackenzie, em 1916, no campo da Floresta que o Palestra Italia ajudou a melhorar com as arquibancadas desmontadas e trazidas do Velódromo), Mario estreou no Allianz Parque.

 

As metas são maiores do que a gente imagina. Mas elas são vencidas com amor e fé. Sempre pode ter um Victor ao lado. E uma vitória tão próxima quanto o calor do torcedor.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting