Topo

Blog do Mauro Beting

Rodada 2 do BR-16. Vamos manter os treinadores?

Mauro Beting

24/05/2016 09h18

Não tem nenhum time com 100% de aproveitamento no BR-16. Nenhum. E com apenas duas rodadas. Há 13 anos não acontecia. E deve ser assim até o final nesse perde-ganha de um campeonato com os sete primeiros com quatro pontos…

Só um time perdeu as duas – América, que tem pinta de que vai se recuperar. No mais, dos meus pré-candidatos ao títulos, só o Grêmio venceu  – e contra um dos que eu havia apostado entre os bambas… Dos times que EU acho que vão lutar para não cair, só um perdeu…

Antes que a culpa seja da minha bola murcha de cristal, a desculpa esfarrapada: futebol é cada vez mais imprevisível (e não ser na Liga italiana e alemã). Mas o futebol brasileiro pode melhorar se ao menos conseguir manter treinadores, trabalhos e filosofias – desde que elas e eles existam.

O líder Santa Cruz é prova de que algumas mudanças são válidas. Trocou Marcelo Martelote em março. Apostou em Milton Mendes que ainda não perdeu, e já ganhou o PE-16, a Copa do Nordeste, e é líder depois de duas rodadas pelo saldo, depois do empate contra o Fluminense O JOGO: FLUMINENSE 2 X 2 SANTA CRUZ. Não deve se manter como o Leicester nordestino. Mas se seguir apostando no treinador que o Furacão dispensou abruptamente em 2015 pode fazer campeonato muito melhor do que a encomenda. Como o Tricolor das Laranjeiras é outro que precisa parar de trocar treinador como quem troca de fornecer de camisa e patrocinador de camisa.

A Chapecoense é outra que começa muito bem. O artilheiro histórico Bruno Rangel (70 gols pelo clube) garantiu a virada contra o América, por 3 a 1, no péssimo gramado da Arena Condá. Outro que pode e deve confiar por muito tempo em Givanildo (treinador mais longevo da Série A, desde setembro de 2014), como a Chape precisa seguir com o ótimo Guto Ferreira. Mantidos, são boas as chances de fazer campeonato muito decente.

No duelo entre os Atléticos, eu consegui errar o palpite. Apostei "seco" em Atlético. E consegui perder. Deu empate em jogo de arbitragem polêmica, e entendo que boa estreia de Marcelo Oliveira. Outro que pode e deve permanecer na cidade do Galo. O Atlético Mineiro vai seguir na luta pelo título com ele, como  o Atlético Paranaense pode e deve permanecer com Paulo Autuori. É time para primeira página de tabela.

Algo que não acredito para a Ponte Preta, mesmo com a ótima vitória contra o Palmeiras, em mais uma partida de arbitragem polêmica O JOGO: PONTE PRETA 2 X 1 PALMEIRAS. Tem molecada boa como Matheus Jesus, Jefferson e Ravanelli. Mas ainda é time para brigar para não cair. Sobretudo se mantiver Eduardo Batista. Já o Palmeiras é time para ser campeão. Ou brigar pelo título. Cuca vai acertar a equipe que oscilou como tantas.  Mas vai acertar o pé e a mão (ou deixar de errar a direção) com a manutenção da filosofia de um treinador. Algo que pode e deve ocorrer na maioria dos clubes brasileiros. É só bancar comissão técnica. É só peitar imprensa e torcida.

Algo que o Internacional está aos poucos, bem aos poucos, fazendo. Argel não é o treinador dos sonhos colorados. Mas é bom nome para montar time competitivo e capaz, como mostrou contra o embalado São Paulo, no Morumbi. Com o elenco limitado e com muita gente jovem, pode fazer BR-16 acima do esperado.  Sobretudo se ele permanecer para instituir sua filosofia de trabalho. Algo que Bauza já consegue com outro elenco com suas limitações no elenco. O JOGO: SÃO PAULO 1 X 2 INTERNACIONAL.

Já no duelo de dois que podem e devem sonhar com dias e jogos melhores, o Grêmio jogou melhor e mereceu vencer o Flamengo. Tricolor que vai se reencontrar por ter achado Roger. Diferente do Flamengo, que não tem se encontrado também pela inconstância da direção rubro-negra e, agora, pelos problemas de saúde de Muricy, e pelas soluções que ele ainda não encontrou. O JOGO: GRÊMIO 1 X 0 FLAMENGO.

O Coritiba tem se saído melhor que o esperado. Kleber Gladiador faz temporada espetacular. Mas precisa de reforços que o Santos, se conseguir manter o time titular, pode sonhar além da primeira página. Equipes que podem ir além também se conseguirem manter treinador. Dorival Júnior faz história linda na Vila. Kleina pode mudar sua fortuna no Couto Pereira se derem mais tempo a ele. O JOGO: SANTOS 2 X 1 CORITIBA

 

O Vitória começou mal na primeira rodada, não foi bem no primeiro tempo no Barradão, mas conseguiu senhor resultado contra um campeão brasileiro que foi muito bem na primeira etapa, mas se perdeu como tem errado demais atrás. Mas Tite vai fazer esse Corinthians  candidatíssimo ao título, como Mancini pode salvar o Vitória se tiver mais tempo no comando do grupo. O JOGO: VITÓRIA 3 X 2 CORINTHIANS

O Cruzeiro só empatou contra o Figueirense no final. Élber fez golaço, Douglas Coutinho fez gol de centroavante, e Rafael Moura fez das dele. Mas Paulo Bento só conseguirá fazer diferente na Toca se tiver o tempo que teve no Sporting – e o elenco que não teve. O Figueira também fará melhor se puder ter a manutenção de uma filosofia – e um elenco melhor. 

Mesma história para Ricardo Gomes no Botafogo. Ele está fazendo direitinho com pouco. E faz melhor por continuar no comando do clube. Algo que Oswaldo de Oliveira não tem tido nos trabalhos recentes. O Sport teve a última grande campanha também quando ficou mais tempo com um treinador – Eduardo Batista. O 1 a 1 foi placar justo na Ilha para duas equipes que, como tantas, estarão melhor quanto mais tempo tiverem um trabalho consistente. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting