Topo

Blog do Mauro Beting

Muricy, ex-Flamengo

Mauro Beting

26/05/2016 18h13

Muricy, sei que você gosta de estar lá dentro de campo. "Ali é trabalho". Não aqui fora. Não em casa com a família, ou no sítio com os amigos. Você é muito família. Mas também é muito trabalho. 

Por mais que o seu trampo na Gávea não tenha conseguido resultados. Você até tentou botar a bola no chão. Atacar trabalhando bem a pelota. Mas não rolou. Não deu liga. A falta de zaga cobrou a conta. A pouca paciência para a troca de passes também. A má fase técnica dos bons jogadores pesou. A má recomposição da turma de frente. Depois a esquizofrenia tática de um time que não deu pé. Perdeu no RJ-16. Na Primeira Liga. E na patética eliminação na Copa do Brasil. 

Não deu. Por motivos de força maior, ou menor, a saúde manda. Você sempre disse que não gostaria de sofrer o que o mestre Telê passou no fim de carreira que virou o fim de vida. Preferia ficar na sua. Por mais que o ficar longe de campo não seja a sua vida, melhor preservá-la. 

Ficar em casa um pouco. Curtir a família. Continuar assistindo a muito futebol. Ou a muito jogo, que necessariamente não é a mesma coisa. Enfim, relaxar para quem tanta trabalha. E, por mérito próprio, tanto conquistou materialmente por isso. 

Mas, Muricy, muito mais importante é o que você fez dentro de campo, como meia-atacante que só não foi além pelos joelhos comprometidos. E ainda assim foi muito bem. Muito mais importante é o que você fez com os reservas dos reservas tricolores em 1994, campeões da Conmebol. O que você ajudou Telê e o São Paulo nos últimos anos de carreira. O que fez ao arrumar a casa do Náutico na virada do século. O competente trabalho no Figueirense em 2002. A reconstrução colorada que quase deu em título brasileiro em 2005. O paulista pelo São Caetano em 2004. O tricampeonato brasileiro pelo São Paulo. O Brasileiro de 2010 pelo Fluminense, depois de quase dar jeito na Seleção. O paulista e a Libertadores pelo Santos. A recuperação tricolor em 2013. O vice nacional em 2014 pelo São Paulo. 

Tanta coisa. E ainda é pouco por tudo que você fez. Melhor ainda o legado pessoal que deixou. Não há quem não o reconheça pela pessoa que é. Até onde não foi feliz deixou laços. Foi assim no Palmeiras de 2009-10. Será assim sempre onde você estiver. A pessoa Muricy vai golear sempre o treinador questionado como muitos pela escolhas e modos. Mas poucos com os resultados que você teve. E ainda menos com o moral que você tem. 

Muricy, agora, aí é descanso. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting