Topo

Blog do Mauro Beting

Euro-16 - Grupo E: Bélgica e Itália

Mauro Beting

13/06/2016 12h50

A melhor geração belga, TM que virou meme, pode enfim dar o ar da sua graça. Está mais rodada e experiente. Tem ótimas opções até no banco. Mas gente importante já jogou mais.

A oscilação da Bélgica dá mais chances a todos os times do grupo. Até a Irlanda, que é chata. Passa pela Suécia que não e só Ibrahimovic. Mas não é muito mais que isso.

E chega até a Itália. Nunca se sabe o que esperar dela. Da mais fraca geração que já vi, claro, não se pode querer muito. Mas pode ser o suficiente para passar de fase em grupo equilibrado. Pela ótima e entrosada defesa, aposto no segundo lugar italiano.


Os 11 de Wilson Jr


 

ESCREVE WILSON JR

A seleção do Grupo E escancara os momentos opostos que vivem a Bélgica e a Itália. Embora tenha sido cabeça-de-chave e apesar de toda tradição, a Azzurra vive um dos momentos de mais baixa qualidade técnica em sua história.

A seleção belga, por sua vez, leva à França a melhor geração que já brotou no país, com bons nomes em todos os setores do campo. Do goleiro Courtois – que não entrou no time por motivos de Buffon – ao centroavante Lukaku.

Resultado: 6 belgas, 4 italianos. Um meio-campo inteiro vestido de vermelho, rico em criatividade, velocidade e habilidade.
Restou à Azzurra a sempre firme e consistente defesa. De uma Juve que nada tem a ver com juventude. Buffon, Chiellini e Bonucci podem parecer nomes de um álbum antigo, mas dão a segurança necessária para que a camisa, com todo seu peso, possa fazer aquilo que meias e atacantes talvez não consigam.

Completa – e abrilhanta – o time um certo Ibrahimovic, que vem de temporada fabulosa em campos franceses. Chega motivado, vai se sentir em casa e pode, sim, fazer a Suécia chegar longe nesta Euro. Mesmo sozinho.

Quietinha no canto dela, a Irlanda tentará beliscar pontos na irregularidade dos adversários, o que faz do grupo o mais imprevisível.

ESCREVEU WILSON JR.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting