Topo

Blog do Mauro Beting

Chore, Pedro

Mauro Beting

23/06/2016 13h49

ESCREVE LEONARDO LEAL

 
Pedro, você falhou, cometeu uma bizarrice nesta noite. Você foi o maior culpado pela derrota da sua equipe. Sim, você!

Você veste uma das camisas mais pesadas deste país, sabia?. E por sua causa, apenas sua, 30 milhões de apaixonados por ela dormirão de mau humor. Você tem noção disso?

Sim, tem.

E por isso caiu aos prantos, desabou na amargura da culpa, inconformou-se com sua trágica noite.

Na hora dos jogos grandes, separam-se os jogadores que decidem dos que tremem. Você tremeu. Porém, também se distinguem os que tratam o fracasso com naturalidade dos que se importam com ele.

Você se importa.

Com o tempo, Pedro, você adquirá experiência e equilíbrio o suficiente para não se desestabilizar desta forma quando tudo der errado. Mas nesta noite, chore.

Não, nunca esqueça o que você no dia 22 de junho de 2016. Tenha este dia em mente e leve como um marco. Carregue consigo a raiva do ocorrido e a vontade de reverter sua imagem perante os 30 milhões.

Quem deve esquecer essa noite são eles.

Se o psicológico ainda é fraco e não resiste ao que aconteceu, despenque em lágrimas. É muito mais humano do que dar uma entrevista robotizada dizendo que o time irá levantar a cabeça para buscar os 3 pontos na próxima partida.

Seu choro mostra apenas que você sabe onde está pisando e o que está vestindo. Suas lágrimas refletem o medo de não ser aceito por essa gente tão rígida, cujo maior amor, hoje, estava sendo representado também por você.

Seu semblante traduzia um pedido de desculpas, a vergonha de um fracasso.

Talvez, dentre os 22 em campo, fosse você o que mais desejava o triunfo.

Não era seu dia. É assim na vida. E também no futebol.

Nunca mais trate a bola como tratou hoje. Para o bem de sua carreira e, principalmente, da armadura que você carrega.

Mas sempre, sempre zele pela sua camisa como o fez nesta noite, naquele gramado já batizado em águas fatais.

Boa sorte como profissional. Treine e trabalhe o suficiente para dar a volta por cima e levar sorrisos àquele povo que, garanto, não irá te abandonar.

Mas hoje, chore. E chore muito.

Bem-vindo ao futebol.

 

ESCREVEU LEONARDO LEAL

 

Leonardo Leal A página de LEONARDO LEAL no FACEBOOK

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting