Topo

Blog do Mauro Beting

Os 11 mais da Euro

Mauro Beting

24/06/2016 09h42

WILSON JR elegeu esses 11 em um torneio onde as seleções mais fortes não foram tão fortes, e as fracas não são tão frágeis.

 
Resultado: taticamente equipes bem formadas. Tecnicamente, nível mais baixo com 24 seleções, e jogos só emocionantes a partir dos 40 minutos do segundo tempo. 

Ainda assim é possível escalar um 11 interessante.

O meu time:
McGovern (Irlanda);

Srna (mas podia ser o inglês Walker na lateral-direita)

Arnason (Islândia) e Chiellini (Itália) na zaga. 
Hector (Alemanha). Mas o sueco Olsson mandou bem. 

Modric (Croácia), Ramsey (Gales) e Iniesta (Espanha). 

Payet (França), Bale (Gales) e Perisic (Croácia). 


ESCREVE WILSON JR. 

A primeira fase da Euro chegou ao fim. Deixou um pouco a desejar? Talvez para os que criaram uma falsa expectativa. 
O inchaço de 16 para 24 seleções, além de incluir equipes mais fracas e diminuir o número de grandes confrontos logo de cara, mudou a forma de encarar a disputa.
A chance de avançar com poucos pontos fez com que as seleções menores se acovardassem ainda mais e jogassem na segurança. Assim tivemos jogos menos abertos. 
Mas não de menor qualidade. Eu pelo menos acho possível enxergar beleza em sistemas defensivos bem armados, sistemas de marcação flutuantes, trocas de posição, saídas para contra-ataque organizadas.
Individualmente foi possível também pinçar alguns destaques, escalados na seleção aí do campinho. 
Chama atenção o número de playmakers e a versatilidade destes jogadores do meio para a frente. 
Iniesta, Payet, Bale, Perisic, Ramsey. Jogadores modernos. Todos podem ser usados tanto como meias quanto atacantes. Alguns até como volantes, organizando a saída de jogo. Fora a alternância dos lados. 

Imagine a possibilidade de variações táticas dentro de um mesmo jogo com esse time!
Para acomodar todos eles, fui obrigado a abrir mão de um centroavante de ofício. Caiu Morata, mas o centroavante que agora volta a ser merengue certamente seria a primeira opção de banco pra botar a bola na rede.
Como muitos times pouparam na última rodada, alguns nomes promissores ainda não tiveram o tempo de se destacar ou apenas atuações isoladas. 
A fase final tá chegando, agora mais longa, e tenho certeza que agora teremos um nível satisfatoriamente alto de futebol.
ESCREVEU WILSON JR. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting