Topo

Blog do Mauro Beting

Croácia...

Mauro Beting

26/06/2016 12h55

ESCREVE LEONARDO LEAL

Sim, eu sou brasileiro. Sim, eu sou muito torcedor do Brasil. E sim, eu perturbo e ironizo os torcedores "baba-ovos" de times ou seleções gringas.
Mas eu tenho um ponto fraco. E nele, me julgo e me condeno.

Quando era criança, torcia contra a Seleção Brasileira por trauma. Sim, eu era uma criança retardada. Fiquei com raiva dos gritos do pessoal daqui de casa na Copa de 98 e passei a detestar a Seleção Canarinho. O que não fazia o menor sentido, já que os gritos pelo Flamengo eram ainda maiores, me agradavam e nunca sequei meu time por isso.
Hoje, estou curado desta palhaçada, mas não totalmente. Porque em 98, ao mesmo tempo que criei raiva da Seleção Brasileira, uma de camisa quadriculada me encantou.
Eu tinha 3 anos de idade, mas minha memória um pouco avantajada me faz lembrar da Croácia naquela Copa, mais precisamente da disputa do terceiro lugar. E por motivos de sei lá, aquela equipe da camisa feia mais linda do planeta ganhou minha torcida.
Era o time de Suker e Boban. Era o time que aquela criança, bobona e inocente, admirava.
Entre aquele encanto inicial e todas às vezes em que aquele moleque escolhia a Croácia no video game, criou-se um laço. Não digo amor, é uma palavra muito forte e, no futebol, isso já era exclusividade do Flamengo no coração dele.
Contei essa história, que ninguém se importa, para explicar o porquê da minha tristeza com essa eliminação. A terceira consecutiva com gols no fim.
Com o tempo, me tornei uma pessoa normal – há controvérsias – e um torcedor ferrenho da Seleção Brasileira. Portanto, a única competição em que me permito relembrar a infância é a Eurocopa.
E o gol daquele maldito Quaresma foi uma tragédia de efeitos antepassados.
O Brasil, hoje, é a seleção da minha vida, porque me forcei a isso. Mas minha seleção da infância, a paixão "natural", tem a camisa quadriculada.
Me julguem. E me condenem. Só não tentem me convencer de que aquele Strinic é um bom lateral após perder aquela bola e jogar fora um sonho.
Neste sábado, estou triste.
Mas aquela criança, coitada, está inconsolável.
Não deu, "minha" Croácia.

Twitter: @_LeoLealC

ESCREVEU LEONARDO LEAL

CONDIÇÃO LEGAL

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting