Topo

Blog do Mauro Beting

Ópera Buffon - Itália 2 X 0 Espanha

Mauro Beting

27/06/2016 17h06



A Itália tem o melhor goleiro que vi. Buffon – enquanto aguardamos Neuer encerrar a carreira para comparar. 
A Squadra Azzurra não tem nem os melhores jogadores da Itália – desde a fundação de Roma. 

Conte outra seleção que pode aproveitar mal seus talentos como a da Itália: Mazzola X Rivera, Baggio X Del Piero. Os treinadores azzurri não sabem compor juntos seus talentos. Quase sempre jogam menos do que podem. Quase sempre vão mais longe do que sabem. 

A tarefa pelas oitavas era a Espanha bicampeã europeia. A que goleara a Itália na final de 2012. A que só foi jogar mesmo depois de levar um a zero de Chielini. É quase levar mais gols de Éder e Pellé, os atacantes do 3-3-2-2 com a bola italiano, 4-4-2 cerrado sem ela. Todos sabendo muito bem o que não deixar fazer um time mais técnico como o espanhol. Um 4-3-3 que não soube compor o meio e não mostrou ser ofensivo como poderia. 
Falta a Iniesta e boa companhia algo mais. Não sei se atacantes mais contundentes. O mesmo espírito vencedor de 2008 a 2012. Falta algo. Ou sobrou Buffon na segunda etapa. Por mais que De Gea seja ótimo, e é mesmo, só Buffon para impedir que, de novo, como aconteceu contra a Bélgica, a Itália ampliasse com Pellé, mas acréscimos. 

Mas, diferente da estreia, os italianos foram senhores de muitas partes do jogaço. Não deixaram jogar. E ainda jogaram muito.  

Mostraram intensidade e dinamismo. Alternaram nomes e números com felicidade e confiança. Quando a Esoanha cresceu, a Itália mostrou que é enorme até quando pensa e joga pequeno. 

O que não foi o caso em Saint-Denis. Foi vitória para ser grande. E encarar a Alemanha do jeito que  ambas as seleções são: enormes.  

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting