Topo

Blog do Mauro Beting

Violência no Mineirão

Mauro Beting

27/06/2016 08h07

Imagens da violência no Mineirao

FORZA PALESTRINA

Não precisaria escrever mais nada com as imagens e o depoimento de Sergio Ortiz, do Forza Palestrina, no link acima. 
Mas é preciso repetir. Muito provável que o torcedor detido com a camisa da Mancha Alviverde tenha feito algo que não vimos nas imagens. Muitas vezes torcedores da organizada fizeram coisas anda piores. 

As pessoas físicas que fizeram isso devem ser detidas como muitas vezes não foram. Não se discute. Mas insistindo no relato de Sérgio Ortiz. Nesse espaço reservado a torcedores que torcem pelo clube, e não pela torcida, além daquilo que não está gravado, o único ato hostil foi o arremesso de uma cadeira em direção aos policiais que foram truculentos con o torcedor já detido. 

Nada, porem, que justificasse o uso de bombas atiradas contra crianças, jovens e pais que apenas assistiam àquilo. Quase todas contrárias à violência. Tanto dos que excedem pela paixão ao clube, pelo ódio aos rivais, pelo amor que sentem por brigar, pela torcida pela própria torcida. Tanto quanto dos policiais despreparados para conter o que já estava contido. 

Imagino que não deva ser fácil a vida de policial. Mas não há como justificar o que as imagens mostram. 

Também não há como justificar e justiçar todas as torcidas uniformizas por tudo de péssimo que acontece. Elas desuniformizaram estádios e ruas pela intolerância e violência. Mas acabar com elas não resolve. Muito menos ajuda essa caçada às bruxas e brutos. 

 O que as imagens mostram  é confusão extrapolada pela truculência policial em espaço dos torcedores do clube. Não de bandidos organizados ou de torcidas profissionais. 

Querer enquadrar de qualquer jeito as organizadas é justiçamento com as próprias pancadas. 

P.S.: sou suspeito para falar do amigo e do trabalho de Sergio Ortiz. Somos parceiros em algumas ações que pretendem apenas levantar a bola da torcida do Palmeiras. 

Mas muito mais suspeitos são os que se aproveitam de ações e cenas lamentáveis para fazer um justiçamento generalista que desrespeita e criminaliza a enorme maioria de bem. Como se vê nas imagens de pais da família Palmeiras. Uma família como a grande maioria que frequenta estádios. Gente que quer torcer. E não ser tocada da arquibancada por fardados de clubes e da polícia. 

Autoridades, cartolas, policiais e mídia não podem atacar sem provas. 

https://www.facebook.com/forzapalestrinaoficial/videos/654622838023620/

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting