Topo

Blog do Mauro Beting

Petkovic, 15 anos

Mauro Beting

21/07/2016 17h36

Juninho Paulista e Viola poderiam ter aberto o placar para o Vasco no jogo decisivo do RJ-01. O rubro-negro Júlio César não deixou. O Flamengo ganhou um pênalti infantil. Edilson guardou. Na hora da cobrança, Beto não quis nem olhar. Celebrou apenas com o barulho da massa e o alívio dos companheiros. Quase caiu de costas. Mas essa é outra história. Antológica. Neste 21 de maio, completa 15 anos. 

Beto mesmo tentou fazer diferente. Falta de longe para o Flamengo. Ele bateu. Nada aconteceu. Não parecia dia de Flamengo. Ainda mais com rival tão qualificado. Bobeada da zaga, Viola fez a dele e passou para Juninho fazer o dele. 1 a 1. O Flamengo precisaria de mais dois gols para ser tricampeão estadual. Tetra-tri do Rio. 

Parecia que era o Vasco que precisava de mais gols. Viola de novo. Duas vezes Euller. Arrancadas de Juninho. Não fosse a imperial presença de JC, o título voltaria a São Januário. Como pareceu voltar aos 10 minutos do segundo tempo. Falta de longe para Juninho. Muito longe para quem bate colocado. Ele colocou. Como Dinamite. A bola explodiu no travessão. Como nitroglicerina. Seria um golaço do Vascão da virada. Quem é que lembra?

Não havia mesmo como lembrar algum lance de Petkovic até dois minutos antes. Depois de semana polêmica, ele dera bola aos não poucos detratores. Jogara mal. Pouco fizera no primeiro tempo. Até praticamente tudo fazer pela esquerda e passar a bola no coco de Edilson. 2 a 1 Flamengo. 8 do segundo. 

Depois foi a bola na trave do Juninho. Aos 10. Mas epopeias são tão épicas que viram os fatos. Não importa quando Juninho bateu aquela falta. O que vale é o que Pet bateria depois. E que essa bola, para o rubro-negro, mesmo tão linda, não teria a sorte da seguinte. 

39 minutos. Falta na meia esquerda. Quase a caráter para ele. Pet bate fraco, torto, no meio da barreira que abre, mas que sobra fácil para Helton. O Vasco vai ser campeão. 

"Para que esse cara sai da Sérvia para jogar no Rio e mandar um traque desse? "

41 minutos. Falta cavada por Edilson e marcada por Léo Feldman. Longe da meta do excelente Helton. Boa para Beto arriscar. Não para Pet. É mais distante que a anterior que ele bateu mal. Parece mais longe que Majdanpek, onde ele nasceu na Sérvia. E é mais pra meia direita. Não é tanto para um destro bater. Nem que tenha a destreza de Dejan. Vai dar Vasco. 

Vai Pet mesmo para a bola. Já fez 9 gols de falta pelo Flamengo. Quem sabe não seja o décimo? Dez. Camisa de Deus Zico, Rei do Maracanã. Camisa de Petkovic. 

O Zico faria um gol dali. O Pet é ótimo. Mas acabou de bater muito mal uma falta. Tá cansado. Jogou mal o primeiro tempo. Não vai dar. Mesmo com o Zagallo no banco, a mística de mais um tri, ali é longe. Muito longe. Helton é um baita goleiro. Ali é pra quem chuta forte. É melhor para um canhoto. Ali não dá. 

43mib12s. 

Pet só não colocou com as mãos ali por futebol ser diferente. Tanto que quem colocou ali com as mãos foi o próprio Helton. Ele tocou a bola. Mas não tinha como a tirar do destino para iquem foi colocado naquela falta pelo próprio.

Da Sérvia ao Maracanã. 

De cair de costas. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting