Topo

Blog do Mauro Beting

Atlético internacional. Campeão da Libertadores

Mauro Beting

28/07/2016 11h29

Melhor ataque. Melhor time. Melhor treinador. Melhor futebol. Melhor estratégia. Melhores arbitragens. Artilheiro de cinco gols em quatro jogos decisivos – Borja. Craque do campeonato que só foi titular na partida decisiva – Guerra. 

Em maio de 2012 chegou Osorio para iniciar ótimo trabalho no Atlético Nacional. Três anos depois ele deixou o clube como maior vencedor da história. Reinaldo Rueda assumiu no segundo semestre do ano passado para ir além. Manteve a base e as ideias do antecessor, mas com mais experiência e entrosamento, e um melhor entendimento das fases do jogo, aplicou um grande futebol em 2016. Mesmo perdendo jogadores e ritmo na parada da Copa América, manteve-se fiel ao estilo de bola bem trabalhada, incursões ofensivas, linhas compactas, e força e qualidade técnica bem dosadas. 

As arbitragens ou ajudaram explicitamente ou não atrapalharam. Mas apenas isso não explica a conquista de Medellin. O melhor futebol verdolaga mereceu o título em 2016. Com um jogo que teria sido campeão em muitas das últimas Libertadores. Poucas equipes jogaram tanto e tão bem. Poucas mantiveram a base e as ideias, mesmo trocando o comando. 

Algo que o valoroso vice Del Valle também faz muito bem. Repetto comanda há mais de três anos o Independiente. Trabalhou bem alguns bons jogadores. Superou todas as fases em que não se credenciava como favorito. Eliminou o então campeão River e bateu duas vezes o Rey de Copas deste século Boca. Levou um gol de cara na finalíssima fora de casa e não se intimidou. Poderia ter um pênalti para bater no primeiro minuto do segundo tempo. Não é melhor que o campeão. Mas não foi subjugado. Talvez, apenas, subestimado por mim e por tantos. 

O título está nos melhores pés. Em Medellin que se reergueu como modelo de cidade para o mundo. Em exemplo de futebol que pode ajudar o brasileiro a se reencontrar. Sobretudo se derem a treinadores daqui – ou aos que veem de fora – o tempo que se deu para o Nacional ir além de Medellin.  

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting