Topo

Blog do Mauro Beting

Neymar capitão 

Mauro Beting

29/07/2016 17h20

Nunca, em tempo algum, em conquista alguma, o Brasil teve um capitão tão jovem quanto Neymar. Nas cinco conquistas mundiais, em nenhuma a liderança técnica da equipe usou a tarja. 

Numa seleção tão jovem, e ele sendo um dos três marmanjos, não é absurdo que Neymar seja o cara para levantar o caneco, opa, a medalha. Renato Augusto é  muito na dele. Prass parecia o ideal para ser o capitão, pela ascendência e caráter. Mas goleiro, muitas vezes, ao ter de assumir a capitania com a bola rolando, acaba sendo mais exposto. Melhor evitar. 

Porém, pela Seleção principal, Neymar se perdeu nas reclamações e imposições. Foi mais turrão que líder. Foi mais indisciplinado que o responsável. 

É um risco. Mas, de boa, não muda muito.  Capitão só serve mesmo para escolher o campo e ser advertido pelo árbitro. Com a tarja, diferentemente do que acham os atletas, o capitão não tem nada de benefício em relação aos demais jogadores. "Só" tem um benefício: levantar o caneco. Como não tem taça em Olimpíada… 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting