Topo

Blog do Mauro Beting

Vasco, 118. Maracanã, um dia. 

Mauro Beting

21/08/2016 10h44

Hoje é aniversário do Vasco. 118 anos. Ontem foi dia de ouro no futebol. Fim de 64 anos de fila desde a primeira disputa brasileira, em 1952. Dois anos depois do Maracanazo. Quando a base do Vasco foi vice do Mundial mais previamente conquistado, mais postumamente exumado. 

Brasil de Barbosa. Goleiraço do Expresso da Vitória vascaíno. Goleiro expressamente condenado pela vida pelo gol que não foi falha. 

Goleiro negro como Jaguaré. Primeira mão de obra qualificada brasileira que jogou fora do país. Negro como os campeões cariocas de 1923. Negro como o Vasco se negou a vestir a toga alva das elites que não queriam negros em campo mesmo pintados de branco. 

Vasco que faz festa depois da primeira grande farra intercontinental da Seleção no Maracanã. Vasco que faz festa no dia de apagar a velha chama olímpica na cidade maravilhosa como foi a Olimpíada. Como é a Olimpíada. Como é o Vasco neste domingo de festa. Como é o Vasco em mais uma segunda de inferno. Como é o vascaíno e qualquer torcedor que sofre no Maracanazo e vibra na vitória de ouro. 

Barbosa não merecia a perseguição eterna. O vascaíno não tem merecido a danação dos últimos anos. Mas tudo vira na vida. Naquela meta de Ghigghia a bola de Neymar entrou, a de Weverton, não. Três bolas foram no travessão. Os alemães não foram campeões. 

Tudo tem volta. O Vasco está voltando. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting