Topo

Blog do Mauro Beting

Nossa linda juventude. São Paulo 1 X 2 Juventude. 

Mauro Beting

25/08/2016 09h17

É do meu tempo a canção. E é tanto tempo atrás que parece ser de quando voava o 14-Bis. É da banda que deixou saudades nos anos 80. 14-Bis: "Nossa Linda Juventude". 

Página de um livro bom. Como tantas páginas gloriosas o São Paulo escreveu em todas as décadas. Até na de jejum, nos anos 1960, enquanto completava o Morumbi. O vazio palco de um jogo contra o Juventude, hoje na Série C, com potencial de B, pelo time bem armado por Antônio Carlos Zago. Do tempo em que na zaga o Tricolor formava jogador de Seleção. Do tempo em que a torcida também dava tempo para Dario Pereyra virar Dario Pereyra, para Raí ser Raí, até para Mario Tilico ser campeão brasileiro.  

Hoje erra um passe e tome vaia. Hoje falha na meta e tome apupo. Hoje joga contra qualquer time e passa apuro. Ontem entra com três para marcar no meio e não consegue levar perigo. E tome ferro merecido no fim, ainda que se possa discutir se foi pênalti do Thiago Mendes – o que não se discute é que ele teria como evitar entrar no rival daquele modo. 

Falta modo, meios, jeito e jogadores. Falta muito São Paulo ao São Paulo e não é de hoje. 

No Morumbi esvaziado, não se viu o espírito das noites de Libertadores é muito menos bola. Em campo, apenas um campeão da Copa do Brasil (em 1999) contra um time que jamais ganhou o torneio. Tricolor tri da Liberta e tri do mundo. Mas zicado na Copa. E que jogou como se fosse uma partida qualquer. E que pode ter se despedido do único meio de voltar ao torneio dileto em 2017. Aquele que o São Paulo fez de tudo em 2015 para disputar e ainda se classificou. Aquele que parecia ser o pior brasileiro e foi mais longe, eliminado apenas pelo grande campeão. Aquele Clube da Fé que move montanhas. Mas não alguns entulhos que parecem estar há anos se lixando para a linda juventude tricolor. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting