Topo

Blog do Mauro Beting

Arrancada Heróica é coisa de cinema. Hoje ela entra em cartaz

Mauro Beting

20/09/2016 11h10

Fazia um frio daqueles de Pacaembu em má fase. BR-10. Pouca gente para ver o Palmeiras que deixara escapar pelos pés o BR-09 enfrentando o time que nos tomara o título naquele ano. O Flamengo de Vagner Love. Artilheiro enxotado do Palestra pelas barbaridades intolerantes no final de 2009. 

Luca, 11, Gabriel, 8, estavam comigo. O caçula ainda não havia visto o nosso time perder no estádio. O mais velho, já. Mas não comigo, com o Nonno, em 2007. Derrota amenizada pelo rebaixamento do rival minutos depois. 

Nós estávamos invictos como trio. Não sei se Luca e Gabriel sabiam que um dia a gente perderia um jogo como dois anos depois perderíamos o Nonno. Mas essas coisas a gente só fala depois do apito final. Ou nem fala. Aperta o cachecol. Enfia o gorro o mais fundo que der. Sai pelas arquibancadas e pelas ruas duras de asfalto e quebradas de buracos e não se fala mais nisso. 

Vagner, quem diria, Love, justo ele, fez o gol no fim de um clássico ruim. Ainda pior de olhar e comentar pela rádio, com meus filhos ali debaixo da cabine. Logo depois a bola parou no BR-10, teve Copa na África do Sul, o mais velho foi pra Israel, o caçula estava sozinho quando a Holanda virou e eliminou o Brasil. O Palestra foi fechado para a reforma que durou quatro anos. Meu pai não viu a reabertura. 

Meus filhos estavam comigo em outras derrotas. Na Copa do Brasil-12 receberam os campeões na Academia. Na volta para A em 2013 estavam comigo. Na quase queda de 2014 oraram no Allianz. Na Copa do Brasil-15 estavam juntos gritando campeão com o Jaiminho. 

Eles estavam em 2014 na abertura do Allianz Parque comigo na estreia do meu primeiro documentário dirigido com o Jaime Queiroz. Hoje estarão comigo na primeira apresentação do novo documentário dirigido por mim junto com Kim Teixeira: PALMEIRAS – O CAMPEÃO DO SÉCULO, que estreia nesta quinta nos cinemas de São Paulo, Jundiaí, São Bernardo e Ribeirão Preto. Salas e horários no ingresso.com. 

Luca agora tem barba, tem 18. O Gabriel vai fazer 15, já tem bigode. Mas sempre vão ser esses dois pequenos palmeirenses que eu preciso encher de roupas de frio. Sempre vão ser esses sonhos. Esses caras que estavam na foto no alambrado vendo nada em 2010 – e veriam pouca coisa depois em 90 minutos. Mas ali eu via algo. Quando tirei a foto, sabia que não precisava tê-la tirado para guardar na memória. Aquela imagem sempre estaria como eles. Comigo. 

Foi a visão de um sonho eterno. De uma partida que sempre verei com eles. Com os filhos deles. Com os filhos dos meus novos filhotes que minha mulher me deu no novo casamento. 

Visão que não sabia então. Mas que meses depois se materializaria quando convidado pelo Ricardo Aidar para dirigir a trilogia oficial de filmes do Palmeiras da Canal Azul. Não sou de ter visões e muito menos planejar futuros. Mas foi ali de pensar nos velhos vestiários do Pacaembu que tive a ideia da sequência inicial do novo filme – PALMEIRAS – O CAMPEÃO DO SÉCULO. Abertura realizada pela sensibilidade do Kim Teixeira e do Fernando Teshainer, na trilha do Paulinho Corcione. 

Eu não sabia nada disso em 2010. Mas a segunda parte da minha Odisseia no cinema talvez tenha começado nessa foto. Ou melhor: nessa ideia para uma imagem eterna como a nossa paixão incondicional pelo filme que estreia nesta semana.

Hoje foi a data que escolhi com o clube. Dia da Arrancada Heróica no Pacaembu de 1942. Do Palestra que morreu líder e do Palmeiras que nasceu campeão. Dos meus meninos que cresceram naquela noite fria da primeira derrota em 2010. Dos adultos lindos que nasceram mais palmeirenses desde então.

Obrigado a todos que ajudaram a fazer a vida do meu filme o filme da minha vida.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting