Topo

Blog do Mauro Beting

Palmeiras vence e tenta afastar retrospecto das manchetes negativas

Mauro Beting

03/10/2016 22h58

Palmeiras segue sendo o maior favorito ao título. Mas de um campeonato para se definir na última rodada, contra Flamengo e também Atlético Mineiro. Flamengo que tem jogado melhor que o Palmeiras, Galo que tem tabela menos complicada e mais elenco.

Mas o Palmeiras faz campeonato mais equilibrado, e segue vencendo até quando não joga bem, como venceu o Santa Cruz, no Arrudão.

E segue o Palmeiras tendo de vencer até as manchetes da imprensa: a do Twitter da FOLHA desta segunda-feira já é histórica:

"Palmeiras vence e tentar afastar retrospecto negativo na liderança".

Palmeiras é líder há 11 rodadas.
Das 28 do BR-16 ele liderou 19.
Abriu três pontos no mais equilibrado campeonato dos últimos anos.
É o melhor visitante do torneio.
Tem o maior número de vitórias.
Melhor ataque.
Maior saldo.

É o maior campeão nacional, desde 1959.

Mas, para a edição do jornal, ainda precisa "afastar retrospecto negativo na liderança…".

De fato, em 2008 e 2009, quando tinha menos time, elenco e futebol que agora, o Palmeiras de Luxemburgo e Muricy ficou pelo caminho. Pode até citar isso amanhã. Mas não minutos depois da vitória emocionante. Dar mais espaço e atenção a mero dado estatístico que ao claro calor e clamor do jogo é jogar contra a galera. É praticar o jornalismo do contra. É torcer contra. 

É absurdo e sem noção levantar a dúvida depois da vitória do líder sem lembrar o "retrospecto" das Taças Brasil de 1960 e 1967, do Robertão de 1967 e 1969, do BR-72, BR-73, BR-93 e BR-94.

Pode lembrar 2008 e 2009.
Mas jamais esquecer 1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994.

O futebol não começou em 1990.
Mas o jornalismo pode acabar neste século por insistir em desconhecer a história.
Ou por repetir a velha história do mau humor velhaco.

Clubismo não é assumir o time pelo qual torce. Clubismo é não disfarçar o que distorce contra quem não torce.

Todos têm o direito de torcer no futebol. No jornalismo esportivo, todos têm o dever de não distorcer. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting