Topo

Blog do Mauro Beting

Tudo é Barcelona. Santa Cruz 2 x 3 Palmeiras

Mauro Beting

03/10/2016 22h23

O Palmeiras tem uma capacidade impressionante de enfrentar em todos os jogos o Barcelona de Messi. E no Camp Nou.

Mais impressionante ainda que, contra o Barça e outros gigantes, capaz de o Verdão vencer com0 o maior campeão nacional que é; contra equipes de menor investimento, o Palmeiras eleva os rivais a um nível de futebol melhor do que o normal, acaba sofrendo, como pareceu fazer questão de perder o jogo que mereceu vencer no Arrudão.

O Santa Cruz fez sua melhor exibição em meses, com salários atrasados, e muita vontade de atrapalhar o líder. O Palmeiras demorou a se encontrar em campo até Zé Roberto marcar um gol de imensa categoria, aos 34. Na Jovem Pan, comentava que ele ainda não havia se acertado seis segundos antes do golaço… Tome!

No intervalo, Doriva apostou em Arthur para abrir o jogo, e ele empatou, aproveitando do buraco na entrada da área muito exposta por Cuca. Edu Dracena demorou a dar o bote e o Santa empatou o jogo que merecia, aos 11. O Palmeiras voltou ao futebol e ganhou o segundo gol na bobeada tricolor, com Leandro Pereira, outra aposta que deu certo e sorte com Cuca, aos 22. Três minutos antes de Grafite empatar de pênalti discutível como outros dois do primeiro tempo (que eu também não marcaria). O anotado pelo árbitro foi o mais "marcável".

Mas ninguém marcaria tanta bobeira quanto o sistema defensivo pernambucano. Passe preciso de Cx10 para Roger Guedes acertar o chute mesmo com o gramado irregular, aos 38.

E a partida seguir na base do bumba-meu-porco em ritmo de frevo. Lances lá e cá no ritmo frenético de um jogo mais emocionante que de bom nível. De mais uma partida que se pode discutir a qualidade do futebol do Palmeiras. Mas não a liderança.

Palmeiras segue sendo o maior favorito ao título. Mas campeonato para se definir na última rodada, contra Flamengo e também Atlético Mineiro.

E segue o Palmeiras tendo de vencer até as manchetes da imprensa: a da FOLHA desta segunda-feira já é histórica:

"Palmeiras vence e tentar afastar retrospecto negativo na liderança".

Palmeiras é líder há 11 rodadas. Das 28 do BR-16 ele liderou 19. Abriu três pontos no mais equilibrado campeonato dos últimos anos. É o maior campeão nacional, desde 1959. Mas, para a edição do jornal, ainda precisa "afastar retrospecto negativo na liderança…".

Uma coisa é o comentário que inicia o meu texto, percepção tanto jornalística quanto torcedora. Outra coisa é levantar um retrospecto real de 2008 e 2009, quando de fato ficou pelo caminho. Mas é absurdo e sem noção levantar a dúvida depois da vitória do melhor visitante do BR-16 sem lembrar o retrospecto das Taças Brasil de 1960 e 1967, do Robertão de 1967 e 1969, do BR-72, BR-73, BR-93 e BR-94.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting