Topo

Blog do Mauro Beting

O Maracanã voltou 

Mauro Beting

21/10/2016 17h26

"O campeão voltou" não cola. Não rola. Dá azar. Melhor tirar do hit-parade, sacar da playlist da galera. 

Mas o Maracanã voltar ao futebol carioca é outra história. Se vai repetir a volta olímpica do BR-80 na final do danado do Nunes, não sei. Em 1983 deu mais que certo contra o Santos. Em 1987 deu a Copa União contra o Inter. Em 1992 não era favorito mais foi penta contra o Botafogo. Em 2009 foi palco do atropelo final contra o Grêmio. 

Flamengo só não foi campeão brasileiro em casa em 1982, na melhor de três épica contra o Tricolor gaúcho. Mas aquele time seria campeão em qualquer estádio. Ainda que se possa, como em 1980, contestar a arbitragem.  

Agora, quatro pontos a menos que o líder também podem ser debitados na falta de um lar. Por mais paradoxal que seja "faltar casa" para quem se sente tão confortável pelo acalanto e canto em cada canto do rubro-negro, e pela maturidade do time de Zé Ricardo. 

Mas ter um pedaço de chão para chamar de seu é só solução. Tanta viagem desgasta. Tanta falta de pressão pela ausência de Maracanã também pesa. 

Ainda dá. Claro que dá. Mas que daria mais se fosse antes, claro que daria. 

Mas parece que se sabia que haveria Olimpíada no Rio em 2016. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting