Topo

Blog do Mauro Beting

E que tal gritar PORCO em vez de bicha? Urubu? Galo?  Vai, Corinthians? O que for. Vamos?

Mauro Beting

22/10/2016 11h53

A campanha é do coletivo M20-9. Movimento 20 de setembro, que a turma do ESPÍRITO DE PORCO me mandou. 

Um amigo tinha me sugerido "MARCOS". Seria da hora. 

Mas PORCO parece mais legal. Em todos os sentidos. 

Gritar "bicha" para goleiro em tiro de meta, a versão brasileira do "puto" mexicano, é legado largado da Copa. O Brasil aprendeu em 1986 com os mexicanos a simpática ola nos estádios. E desaprendeu com eles a bobagem que não agrega. Pior: no fundo discrimina.  

Não quero ser esportivamente correto. Pretendo apenas ser correto e contra o coro que não é pueril, não é engraçado, não ensina, e muito menos "pressiona" um rival. Como se um goleiro errasse um tiro de meta por qualquer coisa que se zurre. E é só um tiro de meta.  

Espero que outros torcedores de outros clubes também repensem os gritos. Como a gente precisa de fato começar a pensar antes de falar. Quem fala o que pensa não pensa no que fala. Quem imita bobagem não mita nem no orkut. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting