Topo

Blog do Mauro Beting

"Os pitbulls amam". Recado de Felipe Melo. Com responsabilidade

Mauro Beting

17/01/2017 18h41

Felipe Melo não é tão espetacular volante quanto ele diz ser. Mas não é apenas um carniceiro caça-canelas como os muitos detratores e detonadores adoram odiá-lo.

FM é um meia que virou volante e aprendeu demais em mais de uma década na Europa. É o cara que pode desarmar um rival como fez contra o Peru, no Beira-Rio, pelo Brasil de Dunga, quase criar um conflito continental na dividida seguinte, e seguir no lance para marcar um belo gol de categoria e raça, com o pé menos qualificado.

Felipe é o cara que enfia aquele belíssima bola contra a Holanda, nas quartas-de-final de 2010, para o gol de Robinho. E também foi incapaz de manter o equilíbrio psicológico durante as partidas, e mesmo tático. Bobeou com menos de um minuto no segundo tempo (mais uma vez fazendo o que não podia e nem devia), atrapalhou-se com Júlio César na falha feia do goleiro no empate, não marcou Sneijder no desempate, e ainda chutou duas vezes Robben antes de pisá-lo, caído no gramado de Port Elisabeth. E o pior é que Felipe Melo ainda disse que não merecia ser expulso… Infelizmente, Felipe Melou o sonho do hexa. Mas não se pode demonizá-lo. Se não era mesmo a melhor opção como volante pela esquerda do Brasil (outra responsabilidade de Dunga), também não era o horror com que ele maltratava os rivais e, por vezes, a Jabulani. Teve ótimos momentos com a Seleção. Mas foi se perdendo (e a cabeça também) pela Juventus, em 2009-10. Chegou mal das pernas e da bola. E manteve o mau momento pelo Brasil.

Mas foi inegável achado de Dunga, em 2009. E deverá ser também do Palmeiras em 2017. Eleva o sarrafo (no bom e no mau sentido) dentro e fora de campo. Vai "ajudar e ser ajudado" como bem disse na ótima entrevista de apresentação dele e da família. É 100% FM. Capaz de dizer que o "cara que tem maldade no coração não serve para a humanidade" com a mesma simplicidade e sinceridade com que fala que "se for dar tapa na cara de uruguaio eu vou dar. Sempre com responsabilidade…". Os pitbulls amam, disse bem ele.

É um cara que qualquer torcedor quer ver no próprio time. Pelo que joga, pelo que briga, pelo que fala e, no caso do Palmeiras, pelo que peita a imprensa. Muita vezes com razão e inteligência e coragem. Outras vezes baixando o nível e o pau como também fazemos com ele e com outros. "Parece que tem gente que ganha dinheiro para falar mal. Não respeitam a família, não respeitam o homem".

E ele tem razão. Erramos feio.

Como ele também se equivoca ao achar "normal" um recuperador de bolas como ele ter o número de cartões que tem. Os números dele melhoraram, fato. Mas ainda são altos para o padrão europeu. E deverão ser mais altos com a arbitragem brasileira e sul-americana com o nome dele na caderneta. Também pela entrevista inicial. Inegavelmente sincera e inteligente tanto quanto perigosa e no limite. Como ele.

 "Se eu tiver que comer alguém vivo pelo Palmeiras eu como", encerrou o "pitbull que também ama", com um humor próprio e afiado como as chuteiras sempre ensarilhadas. Até para criticar quem escolheu outros nomes no Brasil: "faltou um treinador na Seleção com colhão para me convocar".

Questão de gosto.

Gosto que alguém assim levante essas questões e bolas mais do que levante adversários e poeira.

 Felipe Melo é sempre um combo complexo e completo. Para o Palmeiras, vale a aposta.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting