Topo

Blog do Mauro Beting

Os Mundiais da Fifa e os Mundiais do mundo 

Mauro Beting

27/01/2017 18h22

O futebol é de 1863. A Fifa, de 1904. Sim, o futebol é anterior à entidade. Mas ela é a dona da bola. Ainda que não tenha moral e muitas vezes legitimidade, a legalidade é  toda dela. Aceita-se. Cumpra-se.

 É como nosso Congresso. Não tem credibilidade. Mas as leis são deles. Cumpramos.

Não adianta ter chilique e falar que presidente da CBF é isso e a Fifa é tudo aquilo e não aceitar o cartório que é a entidade, a dona das boladas que é a outra. Ela falou, você contestou, mas aceite. Além de doer menos, mesmo sem credibilidade, legitimidade e moral, quem organiza campeonato e diz quem foi campeão é ela. Não minha mãe. Muito menos a avó que te criou. 

A Fifa só criou vergonha na cara-de-pau e organizou um Mundial em 2000. Uma das parceiras faliu e melou o de 2001. Só em 2005 unificaram a disputa que desde 1980 era no Japão entre europeus e sul-americanos. E não tem mais conversa. 
Polêmica, sempre terá. 
Mas o que a Fifa falou agora e Jamil Chade de novo cantou a bola primeiro é reiterar mais explicitamente o que estava dito desde 2014: a Fifa só considera OFICIAL DA FIFA o torneio de 2000 no Brasil, e os de 2005 para cá. Ponto. 

Mas considera MUNDIAIS (e não OFICIAIS DA FIFA) todos os intercontinentais de 1960 a 2004. Incluindo a Copa Rio de 1951 e também a de 1952. Temas para outras longas discussões. 
Apenas isso. 
O resto é meme (alguns sensacionais). E mimimis (poucos aproveitáveis). 

Parabéns a todos os campeões mundiais. A chancela da Fifa não muda a volta olímpica. Nem a falta dela tira o mérito de quem conquistou todos esses torneios muito importantes e muito difíceis.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting