Topo

Blog do Mauro Beting

Big Brother Futebol

Mauro Beting

24/02/2017 08h25

Gabriel xinga torcida do clube onde jogaria no mês seguinte em celebração de título. No outro mês detona a torcida do ex-time em LIVE do Facebook depois de vencê-lo no Dérbi. Tchê Tchê diz em nota que "brinca" de dar tapa e celebra expulsão injusta do "traíra" ex-companheiro em LIVE. 

Vítor Hugo perde a ótima cabeça que tem e deixa o cotovelo com violência no rosto de Pablo. Mas grava depoimento no dia seguinte pedindo desculpas ao zagueiro rival e a todos. O árbitro da lambança de Corinthians 1 x 0 Palmeiras admite erro por soberba, e humildemente reconhece a lambança em depoimento corajoso para a imprensa depois do clássico em que o Corinthians superou o erro dele. 

Cenas de um mesmo clássico. Potencializadas pela tecnologia que tudo vê e ouve, tudo registra e grava. Agressões sem bola existem antes da invenção da roda. Mas hoje nenhuma passa batida como as porradas. Mais um motivo para todos estarmos espertos. 

O que antes eram desabafos ou provocações naturais até, hoje, gravados, viram e viralizam sentenças penais. Mais um motivo para todos só falarmos com os travesseiros. E olhe lá. Como Alecsandro que, como comentarista, poderia ter falado tudo que falou do Palmeiras, da Libertadores, do Paulista, do Corinthians. Mas que deveria ter evitado como atleta palmeirense. 

Estamos todos expostos. Muito expostos. Melhor pensarmos até zero antes de falarmos ou fazermos qualquer coisa. Ou contratarmos assessores de imprensa, gestores de crise e advogados para as consequências. Algumas necessárias. Outras apenas memes e mimimis de raiz e de Nutella. 

Mas se fizemos, melhor mesmo é assumir. Como o árbitro, como Vítor Hugo. 

Quanto mais abrirmos o jogo, coração e cabeça, melhor vamos lidar com o que vai acontecer depois. 

E quanto mais as vítimas de reações intempestivas ou violentas denunciarem as ameaças sofridas, o banditismo virtual seguirá sendo apenas virtual. Mas ainda coisa de bandido. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting