Topo

Blog do Mauro Beting

Sommelier de sentimentos. ANASI: Agência Nacional de Sintomas. 

Mauro Beting

16/03/2017 18h25

Sommelier de sentimentos.
O mundo onde compartilhamos tudo (menos o companheirismo) criou agora a Agência Nacional de Sintomas. ANASI. Somos fiscais, censores e inquisidores de sensações alheias.

Ficamos como Prass prostrados. Ajoelhados pelo cargo e fardo imposto pelos que dão likes e dislikes por aquilo que se deve respeitar. Se a pessoa quer ficar meses ao relento esperando Bieber como se fossem os Beatles, meus pêsam… Opa, paciência. Ela que faça o que mal entender. É dela. Não seu, meu!

Se celebra gol aos 50 minutos nas coxas de um time de bambas contra a equipe de Cochabamba, vá pra galera, sim. Perca o ar, sim. Ganhe a noite, sim.

Os dias estão muito carrancudos para a gente perder tempo sem se perder na emoção. Tem mais é de celebrar vitória apertada na segunda rodada como se fosse o dia do juízo final. Até o apito final do juiz sem critério, acredite. Vibre. Cante. Inferno de Dante em campo. Paraíso celestial no gol da partida que só acaba quando vem o Mina.

Depois fique como Prass. Caído. Ajoelhado. Imagem que não se sabe se é vitória ou derrota. Ou melhor: se sabe que é a busca pelo sucesso. Time bom como o Palmeiras precisa jogar e se jogar em todas. Sem se julgar o maior. É esse o espírito libertador. Ou Brasileiro. Paulista. O que for. Campeonatos se ganham jogando bem. Ou se jogando assim quando não se está bem.

"Vexame" como quis manchetar um jornal paulista não seria empatar com o time do piloto boliviano. "Vergonha" é não admitir que é preciso suar tanto quanto saber. "Ridículo" é quem se acha e, por tabela, se perde.

Lógico que é preciso ganhar o jogo que o Palmeiras só achou o gol nos últimos segundos. Mas para ser o primeiro é preciso isso. Só pode ser campeão quem se atira assim. Só não pode ser campeão quem só tira onda por não ter onde navegar.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting