Topo

Blog do Mauro Beting

Felipe Melo 

Mauro Beting

23/03/2017 13h09

Se eu fosse palmeirense, eu amaria idolatrar um cara como Felipe Melo. Ele sabe jogar muito bem, e sabe jogar tão bem para a torcida, e também para a mídia. Nos dois últimos jogos dos quatro que ele tem jogado cada vez melhor, a partida acabou e a TV o seguiu pelo campo como se fosse um Beckenbauer que ele não é – e que ninguém será. Muito menos FM é um Chuck Norris com azia para os não poucos detratores que veneram odiá-lo com a mesma facilidade com que ele fala em nome do Senhor e prega porrada "com responsabilidade" na mesma frase. 

Se eu fosse jornalista, seria obrigado a criticar os exageros em ações e orações do volante. Ainda mais em dias intolerantes. Ele não é um César Sampaio. Nem um Tonhão em dia de fúria. Mas é um pouco dos dois. Por isso merece tantos os elogios quanto as críticas. Mas nem tanto ao Sampaio nem tanto à perseguição gratuita.
Se eu fosse brilhante como é Rudy Landucci, diria que quando Felipe fala "com responsabilidade" ele parece o Beiçonaro, personagem do humorista. Aquele que fala "pacificamente" mostrando a pistola em conversas "democráticas". Felipe é esse combo. Pacote que o Palmeiras sabia o que viria quando comprou. Não é uma Caixa de Pandora. Mas tem muita esperança lá dentro. Não por acaso verde. 

Exemplos como Felipe Melo precisam ser muito bem explicados às novas gerações. Pitbull morde, mas também protege. Pitbull ataca, mas também defende. Pitbull é leal, jamais fiel. E, se fosse, eu adoraria odiá-lo. Se não fosse das minhas cores, não gostaria dele.
O bom dele é que ele sabe disso tudo. É inteligente e sabe jogar. E sabe que a perna que bate é a mesma que apanha. Arruma a treta e aguenta a bronca. Não é Felipe Mimimelo. Cria a zorra mas não foge da zona. 

Preferia que fosse elegante como César Sampaio, com a mesma alma e força, não necessariamente com as mesmas armas e forcas. Mas, como não é, nem quer ser, e também sabe jogar muito, que seja dos nossos. Jamais deles.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting