Topo

Blog do Mauro Beting

Foi o suficiente. Flamengo 2 x 0 Ponte Preta

Mauro Beting

14/06/2017 23h31

Escreve Gustavo Roman

Não foi uma partida brilhante. Nem poderia ser. O pressionado Flamengo enfrentou a retrancada Ponte Preta na inauguração da Ilha do Urubu, nova casa do time carioca. Zé Ricardo mandou o time a campo no 4-2-3-1, com Márcio Araújo e Cuellar como volantes. Vinícius Júnior pela direita. Diego centralizado. Everton na esquerda. Na frente, Damião. Já Gilson Kleina escalou a Ponte num 4-1-4-1. Com Naldo entre as linhas. Negueba, Élton, Cajá e Léo Arthur na linha de quatro. E Lucca no comando do ataque.

Os donos da casa se lançaram à frente. A Macaca entrou claramente recuada. E com um grave problema. Não tinha a válvula de escape para tentar puxar os contragolpes. Cada bola aliviada na base do chutão voltava logo para os pés rubro-negros. Cuellar esteve muito bem tanto na marcação como na distribuição de jogo. E Vinícius Júnior fez seu melhor jogo pelos profissionais, levando vantagem sobre os marcadores e cruzando bolas perigosas que não eram aproveitadas pelos companheiros.

Só aos 20 minutos, em nova jogada do menino, Damião cabeceou e obrigou Aranha a fazer uma grande defesa. O Flamengo ainda teria mais três oportunidades claras. E abriria o marcador aos 48, em escanteio cobrado por Diego e bem aproveitado pelo capitão Réver.

O gol deu tranquilidade ao time. A equipe seguiu com o domínio do jogo. Aos 14, novamente boa jogada de Vinícius Júnior e cruzamento para Damião fazer 2 a 0. A Ponte melhorou com as mudanças de Kleina. Mas nas poucas vezes em que conseguiu suplantar o sistema defensivo do Fla, parou nas seguras mãos de Thiago.

Faltando dez minutos para o fim do jogo, Conca fez a sua estreia com a camisa rubro-negra. Ainda tímido, pouco apareceu. Mas já se viu pelo seu posicionamento em campo que a ideia de Zé Ricardo deve ser mesmo escalá-lo mais pela direita. Isso, claro, quando ele estiver em condições físicas de jogar por ali.

No fim, o que valeu ao Flamengo foram os três pontos. E a sensação de que o campeonato começa agora. Se aproveitar a sequência de sete jogos no Rio de Janeiro, pode até mesmo encostar no grupo lá de cima.

Escreveu Gustavo Roman

Veja a análise de Gustavo Roman 

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting