Topo

Blog do Mauro Beting

A falta de tudo

Mauro Beting

20/06/2017 11h06

Quando os bandos se pegavam por se pegar nos estádios e nas ruas dos anos 80 e princípio dos 90, havia um código de conduta – parece até nome de filme de Chuck Norris, mas é só prática mesmo: quem estivesse no chão caído ficava ali. Ninguém partia para cima. Respeitava. 

"Tempos românticos" das tretas de rua e arquibancadas. Hoje, e já de um péssimo tempo, ninguém respeita mais coisa alguma. E na categoria "coisa" entra o torcedor espancado na rua de Curitiba no domingo pela manhã. Ele é objeto na barbárie que não tem nome, razão social, emoção animal. Mas tem RG. Tem como identificar. Tem como processar. Tem lei para tanto. Precisa ter vontade de ir adiante. E não deixar seguir como "normal" ou no máximo "cenas lamentáveis" a tentativa de homicídio que só Deus para salvar o torcedor espancando como Judas só com a ajuda e providência divina. 

Se os bandoleiros que desuniformizaram estádios e ruas não respeitam nem as regras que criaram, que o poder público seja mais público e mais poder. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting