Topo

Blog do Mauro Beting

Ficou barato. Flamengo 2 x 0 Santos.

Mauro Beting

29/06/2017 00h12

ESCREVE GUSTAVO ROMAN

Foi uma das melhores partidas do Flamengo no ano. Com certeza, a mais equilibrada. Diante de um adversário de respeito e jogando em sua nova casa, o time se impôs e fez valer o mando de campo. Foram sete chances claras do Flamengo contra nenhuma do Santos. Se não fosse a ótima atuação de Vanderlei e a falta de pontaria de Berrío, o placar poderia ter sido ainda maior.

Taticamente, os times entraram com suas propostas bem definidas. O Rubro-Negro no seu 4-2-3-1, tomando a iniciativa e explorando principalmente os lançamentos longos para a velocidade de Berrío. Assim que o Peixe perdia a bola, a ordem era acelerar e buscar essa jogada. O Alvinegro praiano veio num 4-4-2. Com Lucas Lima liberado ao ao lado de Kayke na frente. Não funcionou. Não conseguiu ter a bola e nem mesmo ameaçar a meta de Thiago. Aos 26 minutos, Réver tocou na frente e achou Guerrero. O peruano deu toque brilhante de calcanhar, para calar de vez quem o critica por não fazer gols. Ele faz as pequenas coisas com maestria. Por isso é tão importante. Everton dominou, cortou para a perna direita e fez um golaço, chutando no alto.

Em desvantagem, Levir Culpi tirou no intervalo o inoperante Kayke e pôs Vítor Bueno. Quis ganhar o meio de campo e seguir tendo velocidade na frente. O Fla recuou. Deu a bola ao Peixe. E controlou a partida. Quase não sofrendo atrás. Foi ameaçado apenas nas bolas paradas, onde o Santos chegou a marcar um gol muito bem anulado pelo árbitro já que Copete estava avançado. E em uma outra chegada de Vítor Bueno que Pará bloqueou na hora h. Muito pouco.

O time carioca já parecia satisfeito com a vantagem mínima quando Guerrero fez ótima jogada. Entortou o zagueiro e tocou atrás. Cuellar limpou o lance e colocou no ângulo. Outro belo gol. E parece que só bolas nesse nível mesmo estão entrando na meta santista. O resto, Vanderlei salva. Como salvou nas outras cinco chances claras do Rubro-Negro.

Claro que o confronto ainda está em aberto. Mas a vantagem do Flamengo é ótima. Até porque o Santos terá que se abrir e se expor ao contra-ataque. Armas que a equipe de Zé Ricardo sabe usar. Em um confronto bastante equilibrado e que não dava para arriscar nenhum prognóstico, o favoritismo passa agora a ser do Mengo depois dessa bela vitória na charmosa Ilha do Urubu.

ESCREVEU GUSTAVO ROMAN

Veja a análise de Gustavo Roman 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting