Topo

Blog do Mauro Beting

Favas contadas. Atlético Paranaense 2 x 3 Grêmio.

Mauro Beting

28/07/2017 00h02

ESCREVE GUSTAVO ROMAN

A vantagem Tricolor era enorme e praticamente inalcançável. Ainda mais se tratando de um dos melhores times do país nessa temporada. Mesmo assim, o Atlético começou pressionando, buscando acabar com a sequência de jogos sem vitória. Perdeu uma chance aos 4. E aos 15 aproveitou de uma jogada errada de Luan pra puxar um contra-ataque com Douglas Coutinho. Dele para Pablo que fez um a zero e deu esperanças aos torcedores que compareceram a Arena da Baixada.

O Grêmio não se abalou. Seguiu tocando a bola com tranquilidade. Tirando a velocidade que o adversário tanto buscava para acelerar o jogo.  Aos 27, Luan achou Michel na meia esquerda. Dele para Pedro Rocha, que aplicou um drible seco no zagueiro e não só empatou a partida como acabou de vez com toda e qualquer possibilidade de uma recuperação histórica do Atlético. O gol abalou claramente os donos da casa. Eles diminuíram o ritmo, parecendo sem forças para buscar um resultado melhor.

Na etapa complementar, Renato Gaúcho postou seu time mais atrás. Compactou as linhas. Negou espaços a um Furacão cada vez mais exposto. Sentindo a possibilidade de ganhar a partida o técnico Tricolor tirou Jaílson, um volante e pôs Everton, um atacante. Reorganizou sua equipe num 4-4-2. Deixando os velocistas e hábeis Luan e Everton para puxar os letais contragolpes.

Aos 24, Everton fez o gol da virada, numa jogada meio que por acaso. Mas quando a fase é boa, tudo dá certo. Dez minutos depois, um chutão do goleiro Marcelo Grohe encontrou Everton. Ele deu ótimo passe para Pedro Rocha passar por Weverton e fazer três a um. Ainda houve tempo para Felipe Gedeoz diminuir nos acréscimos, cobrando falta da entrada da área com perfeição.

O placar agregado de sete a dois dá a exata dimensão dos atuais estágios dos dois times. O Grêmio, cada vez mais forte na Copa do Brasil, na Libertadores e no Campeonato Brasileiro, buscando os títulos e praticando o melhor futebol do país. Já o Atlético segue brigando na parte de baixo da tabela da competição nacional. Precisa voltar a vencer para ganhar força novamente. E  buscar a tranquilidade que sobra do lado azul de Porto Alegre.

ESCREVEU GUSTAVO ROMAN

Veja a análise de Gustavo Roman 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting