Topo

Blog do Mauro Beting

Zé Ricardo, ex-Flamengo

Mauro Beting

06/08/2017 23h02

Se cobrássemos do treinador do Brasil e do Flamengo o que não exigimos de nossos temeres, teríamos um país muito melhor.

O 11º treinador do Flamengo na gestão Bandeira de Mello foi demitido horas depois da derrota em casa para o ameaçado Vitória. 0 a 2. Com o primeiro gol em falha de Arão. O substituto de Márcio Araújo…

Não foi a ausência de MA a determinante nem para a derrota e nem para a queda. Talvez a presença constante dele explique muito da birra rubro-negra em relação ao treinador campeão estadual de 2017, terceiro colocado do BR-16, jamais unanimidade na Gávea.

Também porque alguns acima de qualquer suspeita têm jogado abaixo da média. Como Diego. Como tantos. E os que não são tudo isso, não têm sido aquilo. Ainda mais no sistema defensivo exposto e com muitas falhas individuais que vão além da alçada de quem escala. E de quem treina e teima.

Pelo elenco que tem, não pode ser tão pobre de ideias o Flamengo quando tem a bola. Responsa tanto do Zé quanto de quem tem a bola. Sem ela, não pode falhar tanto. Conta que é coletiva. Mas que também sobra sempre pro chefe da turma.

O Flamengo demorou demais em 2016 para efetivar ZR. Agora parece ter demorado demais para demiti-lo. Não tinha convicção antes. Parece não ter tido agora. Tentou além da conta tanto por não ver um substituto à altura no mercado. E também por ele mesmo ter se desgastado de ter trocado tanto de técnico. Fora a estranha saída de Mano Menezes em 2013, todos foram saídos do clube. Com ou sem cerimônia.

Zé também ficou para tentar quebrar um paradigma. Não rolou. E justo depois de um grande segundo tempo contra o enorme líder Corinthians. E depois de quase grande virada contra o Santos. Tudo fora de casa.

Acontece. Mas tem acontecido demais no Flamengo.

Não gosto de trocar treinador como quem troca de camisa. Às vezes se escolhe uma feia como essa nova amarela. Mas, às vezes, se acerta meio que sem querer. Dá liga. Combina. E se evita tanta pressão como a que abateu o Zé. E vai continuar detonando um futebol sem paciência.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting