Topo

Blog do Mauro Beting

América para os americanos. Vamos sair do armário com nossas camisas.

Mauro Beting

19/09/2017 20h00

Maravilhoso ver o América de volta à turma de cima (não a "elite") do futebol do Rio. Lindo ver o amigo Alex Escobar celebrando no gramado o acesso do clube e o acesso de alegria dele e do pai que o acompanhou ao estádio.

Como foi a alegria inebriante do Trajano quando o América chegou a uma decisão de Taça Guanabara, em 2006. Entrou até pelos ares na ESPN como se estivesse na Tijuca até de madrugada. Como provavelmente ficou. E como. E bebo. E celebro.

É isso. Alex e Trajano são como tantos. Torcedores. Só fazem o que muitíssimo bem fazem por serem torcedores. Apaixonados.

Fica mais fácil até trabalhar quando se torce por quem poucos torcem. E muitos se identificam. No caso, não tem como não achar linda a camisa do América. A cor do América. A paixão do América. O amor do Alex e do Zé.

Só torço para que outros torcedores entendam quando nós torcedores saímos do armário com nossas camisas que nos levaram ao jornalismo futebolístico. Estou há 27 anos aqui por estar no mundo há 51 como palmeirense.

Não defendo que sejamos clubistas. Clubismo não é assumir o time pelo qual torcemos. Clubismo é distorcer a favor dele e distorcer contra o rival no exercício do ofício.

Só entende a loucura que é o futebol quem ainda tem um clube para torcer. Jornalista que deixa de torcer ou não tem time, com o devido respeito, já perdeu o meu indevido respeito.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting