Topo

Blog do Mauro Beting

Volantes de qualidade. Flamengo 4 x 0 Chapecoense.

Mauro Beting

20/09/2017 21h29

ESCREVE GUSTAVO ROMAN

A posição de volante é uma das mais importantes para qualquer equipe de futebol. Ele é o jogador responsável pela cobertura dos zagueiros, laterais e até mesmo outros meio-campistas. Mas não se resume somente a isso. Hoje, a função de começar a construção ofensiva começa também pelos seus pés. São eles os incumbidos para dar velocidade à saída de bola. Portanto, não podem errar passes. Seria roubar e arriscar devolver a posse ao adversário em seguida. Diante desse quadro, é fantástico observamos bons jovens valores surgindo como Arthur, do Grêmio e da seleção. Wendell, do Fluminense, Douglas, que deixou o Vasco. Maycon que está no Corinthians.

Com Rueda, o Flamengo parece ter aprendido essa lição. William Arão e Cuellar foram, na partida de hoje, os mais fiéis retratos de volantes modernos que se possa querer. Cumpriram à risca sua parte defensiva, roubando bolas. E não deixaram de dar qualidade na frente. Fizeram até mais. Apareceram na área adversária. Infiltraram. Marcaram os dois gols em um ótimo primeiro tempo do Rubro-Negro. E encaminharam a classificação para as quartas da Copa Sul Americana.

Com a vantagem, o Fla tirou o pé na etapa final. Normal pra quem tem uma decisão importantíssima na semana que vem. Sofreu um pouco, principalmente com a velocidade do bom Penilla, seja pelo lado direito, seja pelo esquerdo. E ainda se deu ao luxo de poupar seus principais jogadores (Diego e Guerrero) no fim da partida.

Mesmo assim, chegaram naturalmente à goleada com mais dois gols. Um de Juan, parecendo vinho, quanto mais velho, mais joga. E outro de Lucas Paquetá depois de ótimo passe (e atuação de Everton Ribeiro).

Aos poucos, Rueda vai conhecendo seus atletas e encaixando melhor suas peças. Pelo que vimos hoje, chega a ser um crime inafiançável o que Zé Ricardo fazia ao deixar Cuellar e Juan no banco de reservas. A goleada foi importante para dar tranquilidade e confiança. E para fortalecer ainda mais o grupo que busca os títulos da Copa do Brasil e da Sul Americana, além de um final digno de brasileirão. Talento pra isso existe. Basta saber utilizá-lo. De preferência, com volantes de extrema qualidade.

ESCREVEU GUSTAVO ROMAN

Veja a análise de Gustavo Roman 

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting