Topo

Blog do Mauro Beting

Árbitro de vidro

Mauro Beting

26/09/2017 08h56

Ato tão falho quanto muito erro de apito foi cometido por atleta brasileiro na semana que passou. Ele foi perguntado a respeito do VAR, o árbitro de vídeo da Fifa. E ele respondeu a respeito do árbitro de "vidro".

Não deixa de ter alguma noção. E razão. O vidro, a princípio, deixa ver quase tudo. Ao mesmo tempo, passa a impressão de fragilidade. Quebrável.

E, quando se parte, não cola mais.

Ainda mais com a chancela da CBF. Entidade que abriu o jogo para que a regra fosse mudada no meio do campeonato. Absurdo tão inominável que não merece nem comentário. Nem replay.

Mas vale nova reflexão – como espelho: os árbitro de vídeo não resolverão todos os problemas. Podem até minimizar. Mas criam outros. Porque a própria regra é interpretativa. O que é falta para você não é pra mim. Quem está certo? Nós dois. A regra é subjetiva. Só é clara no bordão do Arnaldo.

Em alguns lances, claro, ajuda. Mas se na Alemanha, que é a Alemanha, eles já estão querendo rever e reverter o jogo, muito mais paciência nessa hora pelo clamor do árbitro de vídeo.

E, de novo, vamos todos tentar ajudar os árbitros. Vamos falar mais de futebol e menos de apito.

O estado é tão deplorável do respeito aos árbitros que, no lance do gol de empate do Corinthians, quando Júnior Tavares é desarmado por Rodriguinho, muitos viram uma falta que eu não marcaria. Mas poucos usaram como argumento na discussão a presença colada ao lance do árbitro assistente adicional que não adiciona e não assiste. Raros foram os debates que citaram que a jogada foi na "frente do juiz". Porque ainda menos consideram a arbitragem como um todo.

É a septicemia do apito.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting