Topo

Blog do Mauro Beting

Nunca se viu tanto jogo ruim no Brasil que joga um bolão

Mauro Beting

04/10/2017 07h06

A Seleção não tinha bons desempenhos em um grande espaço de tempo desde 2005, com Parreira. Para não dizer que não só os resultados mas também o futebol do Brasil de Tite impressiona pela constância e consistência como não se via desde a primeira Era Telê, de grandes partidas do Mundialito no Uruguai em 1981 até a Copa-82.

Desde que Charles Miller chegou ao Brasil com as pelotas inglesas são se via tamanho futebolixo nos campos nacionais. Mesmo com a fabulosa campanha do turno do Corinthians, o returno alvinegro é fraco. Queda de produção técnica que só não se pode dizer que seja preocupante – para o corintiano – porque o Timão tem vezes que perde o jogo e parece que ainda assim abre três pontos sobre os rivais. Todos eles jogam mal.

O Grêmio ainda se justifica. Tem Libertadores. Mas já jogou melhor. O Santos não se explica. Joga mal o ano todo. E segue bem – na tabela. Palmeiras, Flamengo e mesmo o Cruzeiro pentacampeão da Copa do Brasil seguem a mesma toada de toalha jogada sem chance e sem bola condizentes aos elencos que têm. Sobretudo os decepcionantes Palmeiras e Flamengo. Para não citar o Galo.

Nunca vi tantos jogos ruins. Jogadores que não são ruins jogando pouco. Tantas discussões vazias a respeito. Tantos treinadores ameaçados por nada ou pelo nada que seus times jogam.

Só não é mais preocupante porque a Seleção de brasileiros que brilham lá fora é ótima.

Mas também só reforça os olhos que não veem o próprio lar e nossas cores. Só conseguem ver o belo distante. Como um sonho que não tem berço. Só a fase adulta.

Pulamos etapas perigosas. Não criamos base. A casa cai.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting