Topo

Blog do Mauro Beting

É possível, Grêmio

Mauro Beting

11/12/2017 09h03

Desta vez não será aquela expectativa lancinante durante o dia, a tarde, a noite até a explosão da madrugada de Portaluppi. O Grêmio campeão do mundo azul em 1983 vencendo o Hamburgo no Japão.

Desta vez não será aquela angústia da madrugada não dormida para acordar do sonho e quase o fazer realidade contra o espetacular Ajax em 1995. Um dos melhores times dos últimos 30 anos no planeta só ganhou o mundo do Grêmio de Scolari nos pênaltis. Com um jogador a mais. Com muito mais time. Mas não mais superação.

Desta vez é no meio de uma tarde de terça. Contra o campeão da Concacaf. Parece cacófato. Mal parece um campeão. Tem Honda que já foi bom. Tem um goleiro de 1m72 e 44 anos que não é ruim. Jogou pedrinha na fase anterior e com um a mais também só ganhou na prorrogação do rival africano Wydad Casablanca.

O Grêmio não terá Arthur. Mas terá o Grêmio. Para se classificar. Para ainda sonhar contra o Real Madrid que não tem sido aquele. Mas é ainda Madrid.

O sonho tricolor é real. Acredite. Como normalmente acredita além da conta o gremista. O Ajax de 1995 estava mais time e jogava mais bola que o atual momento merengue. É possível. É Grêmio. Sem pachequismo.

Mas, antes, tem Pachuca. Tem de respeitar. Tem de tomar cuidado. Tem de fazer tudo que normalmente o Grêmio faz. Acreditar mais do que torcer. O que não significa empáfia. Jactância. Confiança excessiva.

É preciso jogar o jogo. É preciso ser o Grêmio que copa.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting