Topo

Blog do Mauro Beting

O abraço da alma

Mauro Beting

18/01/2018 10h01

"El Gráfico", a revista argentina de esportes, uma das melhores do mundo, vai sair de circulação.

Antes de tudo e do nada que nos deixará, leia o primeiro link que explica o maravilhoso comercial da Coca-Cola para a Copa de 2014. Depois clique para vê-lo.

Leia e veja o que foi a mais linda capa de revista do jornalismo

E agora veja abaixo a mais linda campanha em Copas da Coca.

O comercial da Coca-Cola em 2014

Já enxugou as lágrimas?

Pois continue.

O que nos resta agora é também dar um abraço de alma nos companheiros de jornada. Nós que clicaram, contaram, comentaram, cornetaram, criticaram. Fizeram todas essas capas e Copas. Fizeram e desfizeram o futebol e o jornalismo. Com o melhor e o pior dele.

EL GRÁFICO foi gigante até demais muitas vezes. Mandou muito. Desmandou bastante. Mamou e desmamou muitas vezes. Mas deixou muitas lições. Não apenas como testemunha ocular de momentos tocantes como o abrazo mais tocante das Copas. Mas como se deve fazer e também não fazer jornalismo.

Lamento como leitor e jornalista esportivo. Lamento cada vez mais como cidadão que nossas páginas estão embrulhando os peixes que "dormem com os peixes" como Luca Brazzi do "Poderoso Chefão".

Não tem volta a revista. E não só essa, ao que parece.

Mas é preciso ainda lutar pela informação ampla e democrática. Pela visão diferente. Pelo repórter com texto e/ou imagem e/ou som que sinta o que não tem nem mesmo imagem para descrever.

Grácias, Gráfico.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting