Topo

Blog do Mauro Beting

Já que não tem, vai sem 9. Corinthians 0 x 1 São Bento.

Mauro Beting

15/02/2018 11h45

O Corinthians sem Jô e um substituto em alto nível de um atacante como ele, sem Arana e um substituto, sem Pablo – e com um do mesmo nível se não melhor para subtituí-lo – já perdeu na temporada o que só foi perder no segundo semestre do ano passado. A campanha de 2017 foi muito acima de qualquer média e muito além de qualquer expectativa. Mas o hepta brasileiro não pode jogar só isso. Perder mais uma sem contestação para o bravo São Bento – fruto de trabalho bem feito, planejado e com a paciência que não se tem mais no Brasil.

Se nunca foi Kazim o 9, se Júnior Dutra pode compor o elenco mas não necessariamente como o 9, se Sheik e Danilo merecem todo o respeito e já ganharam muito até com a 9, se Matheus tem bola mas ainda não corpo e milhagem para tanto, se Carlinhos ainda não se sabe se pode ser o que pintou na base, Carille pode adaptar taticamente a equipe para não depender tanto desse centroavante que não tem no mercado. E talvez até em Itaquera.

Pelos lados, o Corinthians tem Romero, Clayson, Lucca, mesmo Sheik, tem boas opções que podem dar gols e velocidade pelas bandas. Tem Jadson e Rodriguinho para armar. Tem gente. Tem jogo além do 4-1-4-1 ou 4-2-3-1. Como o Real Madrid se reinventou com Isco flutuando atrás de Benzema (Bale) e Cristiano desde a temporada passada. Ora Isco como meia-atacante em um 4-3-1-2, ora mesmo em um 4-3-3. Mas com mobilidade do "falso 9" tão real. Tão Madrid.

Tão óbvio quanto falar que hoje são equipes incomparáveis tanto quanto não tem nem como falar de 9 e Kazim na mesma sentença, o exemplo tático de lá (e que tem muitas variantes e exemplos do passado recente por aqui) pode e deve inspirar um Corinthians que precisa ser repensado.

Se não tem 9, joga com dois na frente, três por dentro, e Gabriel na cabeça da área. Espeta Romero e Clayson no ataque, arma com um meia mais próximo a eles (pode ser Vital), coloca Rodriguinho e Jadson como interiores dando um pé mais à frente e outro próximo a Gabriel, e repagina o Corinthians. Tem tempo hábil. Porque não tem tanta gente apta para a 9.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting