Topo

Blog do Mauro Beting

Clássico das pás de cal na paz

Mauro Beting

18/02/2018 21h52

Bahia e Vitória, Vitória e Bahia, torcedores e jogadores, cartolas e treinadores, cidadãos e bípedes, imprensa e políticos, brasileiros e brasileiras, todos temos nossas digitais no grotesco Ba-Vi que não acabou. O Clássico da Paz da foto antes do jogo que não terminou por expulsões em excesso, simulações além da conta, provocações desmedidas, reações destemperadas, infantilidades explícitas, machezas despropositadas.

Todos somos responsáveis pela irresponsabilidade no Barradão. Todos. A mídia sem modo e abaixo da média que insufla e depois quer sair debaixo do insufilm. Profissionais que são mais remunerados que adoram dizer que o "futebol tá chato" e não aguentam a bronca ou pilham além da conta e dos contras. Treinadores que não conseguem ou não podem treinar e que são levados pelo mercado insano é intenso. Indisciplinas que não são punidas e que são mesmo incentivadas por baixo dos panos ou acima dos trapos.

O resultado lastimável é esse clássico aos trancos e barracos depois de uma celebração que é tanto gif prévio do goleador quanto provocação prévia da batalha. É tanto brincadeira quanto baixaria. Tanto pertence ao futebol quanto à falta de decoro.

Saudades do Dario que defendia o dele sem atacar o do outro. Do humor que era humorado e não humilhava. Da alegria compreendida e da tristeza respeitada. Quando não tinha mimimi – e, se tivessem, se aturavam os memes. Quando se resolvia em campo e sem chororô e chatice.

Sei que no futebol é válido gostar mais da derrota alheia do que do próprio triunfo. É mais gostoso berrar "chupa" a gritar "gol" muitas vezes. É gostar do seu e não gostar do outro. Tudo isso é futebol. Inclusive as cenas lamentáveis.

Mas num mundo sob intervenção, melhor usar minimamente o espaço entre as orelhas. Melhor puxar algumas delas a levar alguns pés nelas.

Ter mais responsabilidade não é tirar a zoação. É não colocar gasolina na fornalha da inquisição de nossos tempos. Difícil dizer quem errou mais no Ba-Vi das pás de cal na paz. Todos têm suas responsas e respostas.

Todos. Sem exceção. E não vou julgar ninguém aqui e nem jogar às bestas e bostas no ventilador. Só vou pedir um pouco mais do que tem faltado a todos.

Paz de espírito. E espírito de paz.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting