Topo

Blog do Mauro Beting

San Martin! Vasco classificado na Libertadores

Mauro Beting

22/02/2018 07h29

José de San Martín nasceu na Argentina, estudou na Espanha, e foi o primeiro presidente do Peru que libertou dos espanhóis. Ainda foi força-tarefa na independência do Chile e da Argentina.

San Martín é um dos Libertadores da América. Inspiração do nome do torneio que já foi do Vasco há 20 anos. Vasco que não tem sido vascaíno nos últimos dez.

San Martin Silva foi o homem do Vasco em Sucre, onde o Jorge Wilstermann de Cochabamba mandou o jogo de volta. E já mandava no placar inacreditável e nos pesadelos vascaínos com 16 minutos. Fez 3 a 0 como se o rival não fosse o Vasco. Perdendo todas de cabeça e perdendo toda a cabeça e o corpo esvaziado sem ar e ideias.

E continuou não sendo na segunda etapa. Mesmo um pouco menos pior, levou o quarto gol que levava o duelo aos improváveis, impensáveis e infelizes pênaltis.

Não fosse Alex Silva desperdiçar no final do tempo uma bola que seria lembrada por todos os tempos pelos não-vascaínos, tudo teria caído como as águas que na noite castigavam o Rio tanto quanto os últimos desgovernantes em todas as esferas.

Parecia que o Vasco não sabia mais o que era bola. O que era Vasco na altitude, ao nível do mar, abaixo do nível do Vasco na última década.

Parecia que as tormentas viriam ao cabo dos tiros livres e perdidos como bala da marca penal. Mas o general da nau que soçobrava sem deixar nada que sobrasse na Colina fez a histórica atuação em Sucre. Pegou o primeiro dos pênaltis dos aviadores bolivianos. Defendeu o segundo numa terra sem oceano. E singrou os mares de retorno ao Rio sangrando corações defendendo a terceira cobrança. A da classificação.

A do alívio mais que da alegria.

Precisa sofrer assim, Vasco?

Se serve de consolo, o elenco amadureceu alguns anos em 90 minutos e mais pênaltis na Bolívia. Aprendeu mais uma vez que precisa aprender muito mais.

Mas precisava mesmo sofrer tanto?

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting