Blog do Mauro Beting

Mau. Manchester United 1 x 2 Sevilla

Mauro Beting

Está longe de ser um primor o Sevilla que Montella está remontando com rara competência desde janeiro. Mas tem sido equipe mais copeira que a de José Mourinho, treinador do Manchester United. Duas grifes vencedoras que vivem momentos daquelas gripes que não passam. E, quando são curadas, ainda deixam sequelas.

A maior delas é a secura das vias respiratórias. ESTÁ MAIS CHATO QUE GENTE QUE SÓ FALA E SÓ ESCREVE EM CAPS LOCK assistir aos jogos do segundo colocado da Liga onde é o senhor dos campos de todos os tempos ingleses. Insuportável 0 empate sem gols e sem futebol na ida, no mítico Sánchez Pizjuán. Um eterno zero a zero a primeira etapa em Old Trafford. Catedral dos Sonhos transformada em jazigo do sono do United e de quem sabe que um clube com essa camisa, um elenco como esse, e um time como aquele não pode jogar como se fosse um Wigan com grife.

Na segunda etapa, o reserva de Muriel acabou com o casamento entre Champions e os Red Devils. Ben Yedder foi mais uma vez bem. Mas foi muito mal o United, a ponto de o melhor goleiro em melhor fase do mundo – De Gea – não ser o que foi em Sevilla, no segundo e defitivo gol. Levou o gol que nem o lance de potência e raça de Lukaku redimiu ao diminuir. United eliminado com um empate soporífero e uma derrota irritante.

Mourinho tem história espetacular. Merece todo o respeito do mundo que foi dele em 2004 pelo Porto – em 2010 ele deixou para Rafa Benítez conquistá-lo contra o Mazembe, pela Internazionale. Parece até que essas duas finais anteviam o que se vê hoje de Mourinho e do United. Vencedores contra tipos do tamanho de Once Caldas, em 2004, e Mazembe, em 2010. Culpa dele? Claro que não. É um senhor treinador. Vencedor. Venerável. A periodização tática que ensina é um dos grandes legados recentes do futebol mundial.

Mas é preciso algo mais quando se dirige o United e o elenco que tem. Não é melhor que o do City, não é, claro. Mas não poderia ao menos jogar tão bem e tão bonito quanto o Liverpool?

Mourinho pode muito mais. Mas não sei se o United pode ter essa paciência. Ainda mais depois do que o próprio treinador falou, meio que zoando o próprio clube.