Topo

Blog do Mauro Beting

Estamos perdendo a batalha

Mauro Beting

19/04/2018 01h58

Capa do jornal MARCA, de Madri, Real: "Foi pênalti!". A foto mostrava um toque de Benatia em Lucas Vásquez no polêmico pênalti de Real Madrid 1 x 3 Juventus, na semana passada. Como quase toda foto, até beijo da avó na netinha vira infração para cartão. Na imagem do diário madrileno e muitas vezes madridista, um lance para marcar o pênalti – que eu também marcaria.

Mas que jamais colocaria em manchete: FOI PÊNALTI. Como se fosse um fato consumado. Indiscutível. Uma bola que entrou. Uma posição de impedimento claro. A regra nesse caso é interpretativa. No lance em questão, todas as opiniões são válidas. Todas elas. Menos as afirmativas como a deplorável manchete do jornal de Madri, Real.

Isso não é futebol. E muito menos jornalismo.

Como ainda pior fez o SPORT, de Barcelona: "O roubo do século!" . Piorou. Não apenas também decretou uma opinião indiscutível a respeito de um lance hiper discutível. Ainda sugeriu que houve algo encomendado para beneficiar o Real Madrid. Um roubo. Apito amigo. Esquema. A baboseira mimimi que está se tornando insuportável no mundo e na mídia.

Estamos todos perdendo essa batalha. Os que escancaram o clubismo à enésima potência do "roubo". E os que arrogam prepotências e arrotam jactância decretando a "verdade" imperial dos fatos. Os que monopolizam a sabedoria. Guardiões da ética. Paladinos da moral. Invencíveis. Perfeitos.

Patéticos. Todos eles.

Patético o público que acaba exigindo da imprensa um posicionamento desse tipo. Clubista, bairrista, descompensado.

A talibancada brada seu tacapes em brasa exigindo cabeças. No lance do impedimento muito mal marcado que impediu o Independiente de empatar com o Corinthians, não adiantou eu escrever no texto anterior que "o erro absurdo do bandeirinha ao invalidar um gol claríssimo do Independiente…". Se exigiu mais sangue, teorias, teses, fatos recentes, históricos, estórias, escórias, escoriações generalizadas.

Estamos perdendo o jogo.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting