Topo

Blog do Mauro Beting

Posses. São Paulo 2 x 2 Atlético Paranaense.

Mauro Beting

19/04/2018 20h58

12 minutos do segundo tempo. O ótimo Liziero escalou sozinho até demais contra um time que estava com o placar agregado a favor e atuando fora de casa. Perdeu o fôlego e o gol certo. Mal saiu a bola, o goleiro Santos bateu o tiro de meta para o time de Fernando Diniz.

Era o caso? Não seria melhor dar uma esfriada em um dos jogos mais emocionantes de 2018?

Parece não ser para o treinador do Atlético. Ele não está nem aí. Ele quer jogo. Bom jogo. Ótimas partidas. Quer ficar com a bola. Trabalhar bem. Bonito. Não especular. Quer ganhar. E se possível bonito. Fazendo até o que não deve. Ou, pensando bem, deve. Pode. buscando o jogo. Buscando um futebol mais bonito.

Perdia por 2 a 0 no primeiro tempo em bela virada de Valdivia e em chute desviado do incansável Nenê, em bom primeiro tempo do São Paulo que encorpa. Até que Liziero meteu a mão na bola sempre discutível dentro da área. Ele quis correr o risco que todos os árbitros brasileiros marcam falta. Pênalti bem batido por Guilherme.

Na segunda etapa, Diniz soltou ainda mais os alas. E foi a força de Carleto quem chegou ao fundo para Matheus Rossetto empatar. Os dois alas espetados como pontas. Com sempre três ou quatro pisando na área rival. Foi a vontade do Furacão honrar o apelido e Diniz, as ideias, que empurrou o rubro-negro para tentar matar tudo depois do empate que já classificava. Ou morrer tudo com o risco assumido. O São Paulo empilhou chances numa trocação de bangue-bangue.

Um grande jogo. De um time que quer esse jogo. Embora ainda pudesse administrá-lo melhor. Há inegáveis avanços no 3-4-1-2 (3-4-3) proposto por Aguirre. A zaga está melhor. E o ataque mais criativo e eficiente. Militão foi bem pelo lado esquerdo da zaga, Petros mais uma vez pouco fez. Mas não era fácil jogar contra a versatilidade tática do Atlético. Sem a bola, para recompor atrás, Diniz usou o 5-3-2, sem esquecer o ataque. A equipe é móvel e sabe jogar. Notável para tão pouco tempo de trabalho no Paraná. Mas ainda com alguns exageros ao sair jogando atrás com vários erros do goleiro Santos em passes errados, e com alguns excessos de passes em vez de bater em gol.

O Atlético acabou equilibrando o jogo e merecendo a classificação tanto quanto os elogios.

É mais uma dor tricolor. Mais um ano sem o título que falta ao São Paulo. Mas já existe uma ideia de time. Um Norte para trabalhar. E refazer um time como o Atlético está fazendo muito bem.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting