Topo

Blog do Mauro Beting

Paciência do Japão 2 x 1 Colômbia

Mauro Beting

19/06/2018 10h35

No primeiro lance, um volante expulso e um gol sofrido. Ainda conseguiu empatar a Colômbia num belo gol de falta de Quintero. Mas faltou gás e pernas na segunda etapa. Ospina conseguiu fazer belas defesas, mas ele e a zaga bobearam no gol de Osako que deu a vitória a quem mais a buscou. E tinha 11 desde o início. Um lance que definiria o jogo. Quem sabe a sorte das duas seleções na Copa.

1º TEMPO – Futebol é isso. Colômbia tem mais time que o Japão. Mas, em um único lance, logo aos 3 minutos, perdeu um de seus volantes, e levou o gol no pênalti. Pekerman mudou o 4-2-3-1 de início para o usual 4-4-1 com 10 e teve de aguardar a pressão japonesa até chegar ao gol de empate de Quintero, na lerdeza do goleiro japonês, aos 38. Quando já havia apostado em Barrios para fechar o meio, abrindo Quinteros à direita, e sacrificando Cuadrado.

2º TEMPO  – O esperado cansaço pregou a Colômbia. Nem a qualificação na armação com James deu liga. O Japão desempatou numa bola levantada na área na única falha de Ospina no jogo. Em um segundo tempo em que o time japonês teve paciência para buscar o resultado.

CHANCES DE GOL – JAPÃO 4 x 3 primeiro tempo; JAPÃO 6 x 2 no segundo tempo. TOTAL: JAPÃO 10 X 5

O LANCE – Ospina salvou um gol certo do Japão, mas acabou sendo o pior que poderia acontecer para ele e para o time, aos 3. Na sobra, Carlos Sánchez meteu a mão na bola e foi corretamente expulso ao veitar o gol japonês. Colômbia ficou por um a menos por 87 minutos e levou o gol do mesmo jeito.

O CARA – Ospina. Chegou tarde no segundo gol, mas fez defesas impressionantes durante o jogo.

TÁTICA – Colômbia no 4-2-3-1 que virou 4-4-1 com 3 minutos. Na pressão final, Bacca se uniu a Falcao Garcia no 4-3-2; Japão no 4-2-3-1 que sem a bola era um 4-4-2 bem definido com Kagawa se juntando ao ataque.

NOTAS DO JOGO –  JAPÃO 6 x 6  COLÔMBIA  –  JOGO NOTA 6

O CHUTE INICIAL – JAPÃO 0 x 1 Colômbia 0 (palpite do bolão)

NO FRIGIR DAS BOLAS  – Japão teve a felicidade de ganhar um gol e um vermelho de bobeira. Foi eficiente. Colômbia segue viva. Mas física e mentalmente desgastada.

Veja a análise do jogo de Gustavo Roman

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting