Topo

Blog do Mauro Beting

Só Maradona em 1986 apanhou mais do que Neymar em 2018

Mauro Beting

19/06/2018 08h31

O símbolo máximo de jogador que não honrou o sobrenome foi o italiano Gentile na Copa-82. Marcador homem a homem em Maradona na vitória da Itália sobre a Argentina por 2 a 1, marcador tatuado em Zico na vitória italiana por 3 a 2 no Sarriá.

Maradona, o caçado pelo lateral italiano, sofreu cinco falta marcadas pelo árbitro. Mais duas deveriam ter sido sancionadas. Uma apenas foi feia.

Zico sofreu quatro faltas de Gentile (uma feia). Mais duas não marcadas.

Maradona, na estreia da Argentina na Copa que ele ganhou pra ela, em 1986, sofreu 12 faltas dos sul-coreanos. Uma delas foi um tapa na cara. Metade delas bem feias.

E a gente só lembra das pancadas do Gentile…

Quem bate, esquece. Quem Neymar, lembra

O bom da perseguição sofrida pelo 10 que não jogou mal, mas pode e deve muito mais como todo o Brasil, é que contra os suíços ele não perdeu a calma. Não esbravejou contra Dzeimaili, não foi cobrar o árbitro pelo antijogo, soube se segurar.

Mérito de Tite que conversou muito com ele – e talvez demais com os cordeirinhos, opa, canarinhos que aceitaram como carneirinhos o erro do VAR e do árbitro no gol de empate da Suíça. Não é pedir mimimi. É imposição natural de jogo. E de Copa.

Mas muito melhor um Neymar que calado apanha do que um craque que responde pela boca e se perde como varias vezes já desfalcou o Brasil por revoltas e revides.

Ainda que justificáveis por ser quem mais apanhou num jogo de Copa desde o inglês Shearer, em 1998. E, pelas minhas contas, Neymar só sofreu menos faltas do que Maradona na estreia de 1986.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting